- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN inicia construção da sua maior base na Europa que se situará perto da Ucrânia, relata mídia

© AP Photo / Mircea RoscaSoldados dos EUA na base aérea de Campia Turzii, na Romênia
Soldados dos EUA na base aérea de Campia Turzii, na Romênia - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Nos siga no
A Romênia começou a trabalhar na reconstrução de uma base aérea que se tornará a maior instalação da OTAN na Europa, de acordo com a Euronews. A base está localizada perto da cidade de Constanta, no mar Negro, a cerca de 130 km da fronteira com a Ucrânia.
Quando a expansão da 57ª base aérea da Força Aérea da Romênia Mihail Kogalniceanu estiver completa, ela poderá receber permanentemente cerca de 10.000 militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte e seus familiares.

"No novo contexto geopolítico, com uma guerra na fronteira, o desenvolvimento da base fortalece o flanco oriental da OTAN", avança Euronews, referindo-se ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Destaca-se que o extenso projeto, que custará a Bucareste € 2,5 bilhões (R$ 13,5 bilhões), inclui uma nova pista de pouso e decolagem, hangares de aeronaves, depósitos de combustível e armazéns de munição. A base também contará com acomodações para pessoal, escolas, jardins de infância, lojas e até mesmo seu próprio hospital.
O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, da esquerda, são vistos durante uma coletiva de imprensa conjunta na residência Catshuis de Rutte em Haia, Holanda, 27 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2024
Operação militar especial russa
Ao apoiar envio de tropas da OTAN, membro da aliança pede fim das 'linhas vermelhas' na Ucrânia
A instalação está localizada no Aeroporto Internacional Mihail Kogalniceanu, perto da cidade portuária de Constanta, no mar Negro. Atualmente na instalação estão estacionados 5.000 soldados da OTAN, principalmente norte-americanos.
A infraestrutura básica para a expansão está sendo montada no local, disse a Euronews, acrescentando que o eventual plano é conectar a pista existente na base com uma nova e ligá-la à infraestrutura do aeroporto internacional. A mídia não forneceu um prazo para a conclusão do projeto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала