- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialistas explicam vitória de Putin nas eleições: 'A Rússia será um Estado forte'

© Sputnik / Sergei BobylevO presidente russo Vladimir Putin em reunião com copresidentes na sede de sua campanha, 18 de março de 2024
O presidente russo Vladimir Putin em reunião com copresidentes na sede de sua campanha, 18 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Nos siga no
O triunfo do presidente Vladimir Putin nas eleições que terminaram neste domingo (17), consolida o poder da Rússia no mundo e abre novos caminhos para a multipolaridade global e a modificação das instituições internacionais que, atualmente, só servem os países ocidentais, afirmam especialistas consultados pela Sputnik.
Para o professor de Relações Internacionais, Carlos Manuel López Alvarado, da Faculdade de Estudos Superiores (FES) Aragón da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), a primeira coisa a destacar são os cerca de 90 milhões de votos a favor do presidente Vladimir Putin, "um número que muitos líderes ocidentais gostariam [de obter]".
"Muitas pessoas dizem que não há surpresa, e há uma surpresa: a elevada taxa de participação dos cidadãos, a elevada taxa de pessoas envolvidas no processo eleitoral nos fala do envolvimento, do interesse da sociedade russa, em quem os vai dirigir por mais seis anos", disse o acadêmico em entrevista à Sputnik.
"[A sociedade russa] decidiu dar um apoio ainda mais sólido ao seu presidente, por isso Vladimir Putin, se antes tinha confiança em suas decisões, agora podemos dizer que pode ousar tomar mais decisões, que por trás dele toda a sociedade russa o apoia", disse o especialista da UNAM.
Para a professora Imelda Ibáñez do Centro de Estudos Internacionais da UNAM com especialidade em História Diplomática da Rússia e sua Política Externa pela Universidade Estatal de São Petersburgo, o apoio massivo ao presidente Putin se deve ao fato de que a maioria da população entende que todo o trabalho que o atual governo tem realizado é em defesa do interesse nacional da Rússia e no reforço da sua presença no mundo.
Candidato presidencial russo, atual presidente russo, Vladimir Putin, em reunião com representantes na sede eleitoral, 17 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2024
Panorama internacional
Vitória recorde de Putin traz dilemas para o Ocidente, comentam analistas
"A Rússia será sempre um Estado forte, um Estado que decide com base no seu interesse nacional, e que o projeta como tal, e o maior exemplo foram estes dois anos de uma decisão muito importante que tomaram como líderes defendendo o interesse e sua segurança nacional como Estado", disse Ibáñez em conversa com a Sputnik.
Segundo a acadêmica, o apoio eleitoral que o presidente recebeu também tem a ver com a forma como o governo russo enfrentou as sanções ocidentais impostas após o início da operação militar especial na Ucrânia e que a população russa pensava que seriam muito difíceis de suportar.
"Viram que puderam contrariar; penso que é um ponto a favor do governo manter essa posição e tê-la a favor da eleição da sociedade russa", afirmou a especialista.
Segundo a acadêmica, os resultados do dia das eleições russas ratificam uma visão que começou há duas décadas, quando o presidente Putin se tornou o mandatário pela primeira vez e reconfigurou toda a estrutura política interna e externa do país.

Ibáñez explicou que a população russa está muito consciente de que Putin continuará com a mesma política que iniciou em 2000 e que modificou uma estrutura que não beneficiou a maioria da população, mas apenas uma elite quando caiu a URSS no início da década de 1990.

"Eles sempre têm em mente que foi o presidente Vladimir Putin junto com toda a sua equipe, o seu gabinete presidencial, que ajudou a reconfigurar esta posição da Rússia e é por isso que ele também tem esse apoio, especialmente neste momento", explicou.
O presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, à esquerda, e o presidente russo, Vladimir Putin, se cumprimentam durante uma visita do líder sul-africano a São Peterburgo. Rússia, 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Panorama internacional
O que a vitória eleitoral de Putin significa para o Sul Global?
"Está sendo aprovado porque é o resultado de todas estas disposições que surgiram há 20 anos para liderar e defender a Rússia e seu interesse nacional", disse a professora.
López Alvarado afirmou, entretanto, que a retumbante vitória de Putin nas eleições representa a consolidação da Rússia a nível internacional e abre um caminho para modificar as instituições internacionais que historicamente serviram o Ocidente.
"O momento é certo e a Rússia sabe disso. O Ocidente é um animal ferido e os Estados Unidos são um animal ferido, o seu poder está enfraquecendo e é neste cenário que a Rússia pode consolidar o seu poder para modificar as instituições internacionais que apoiam o poder do Ocidente", disse o professor.
"É o momento certo para um grupo de países liderados pela Rússia e pela China começar a modificar as instituições globais para procurar um rearranjo", concluiu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала