- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alto funcionário de Israel diz que envio de armas americanas 'desacelerou'; EUA contestam informação

© AP Photo / Ariel SchalitSoldados israelenses avançam em direção à fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 1º de novembro de 2023
Soldados israelenses avançam em direção à fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2024
Nos siga no
Um alto responsável israelense disse que os Estados Unidos começaram a abrandar alguma ajuda militar a Israel. No entanto, funcionários ​​norte-americanos negaram ser esse o caso, no que talvez seja mais uma prova de que a relação entre os dois aliados está ficando cada vez mais tensa.
De acordo com o alto funcionário israelense, que falou sob condição de anonimato à ABC News, os envios de ajuda militar dos EUA no início da guerra entre Israel e Hamas "estavam chegando muito rápido", mas "agora estamos descobrindo que está muito lento".
Ele disse que estão cada vez mais escassos projéteis de artilharia de 155 mm e os projéteis de tanque de 120 mm. O alto funcionário também afirmou que era necessário algum equipamento de orientação sensível, mas se recusou a entrar em detalhes.
O responsável acrescentou que Israel "pode perder esta guerra" porque, para vencer, precisa de munições e legitimidade, e ambas "estão começando a esgotar".
O funcionário disse não ter certeza de qual era a causa do atraso, mas que Tel Aviv estava plenamente consciente da frustração de Washington com a guerra e que o governo de Benjamim Netanyahu precisava fazer mais para fornecer ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
O então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apertam as mãos no gabinete do primeiro-ministro em Jerusalém, em 9 de março de 2016 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2024
Panorama internacional
Analista explica por que Netanyahu 'não tem medo' de desafiar Biden em meio ao conflito em Gaza
Quando questionados sobre a alegação, vários funcionários norte-americanos disseram que não houve mudança na política ou qualquer atraso deliberado na entrega da ajuda anteriormente prometida ou na venda de armas a Israel, relata a mídia.
Sob o acordo de dez anos negociado pelo então presidente Barack Obama, os EUA fornecem cerca de US$ 3,8 bilhões (R$ 18,9 bilhões) em sistemas militares e de defesa antimísseis todos os anos para Tel Aviv.
Quando questionado sobre uma possível lentidão na ajuda ou nas vendas de armas, o conselheiro de Comunicações de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os EUA continuam a fornecer a Israel o que necessita.

"Não vou entrar no cronograma de cada sistema individual que está sendo fornecido. Continuamos a apoiar Israel nas suas necessidades de autodefesa. Isso não vai mudar e temos sido muito, muito diretos sobre isso", afirmou Kirby à mídia.

Mais de 31 mil palestinos foram mortos e mais de 72 mil ficaram feridos em Gaza desde 7 de outubro. Do lado israelense, cerca de 1.350 pessoas morreram e outras 250 foram feitas reféns.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала