- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Letônia apoia tropas da OTAN na Ucrânia e diz que se Rússia vencer 'EUA sofrerão consequências'

© AP Photo / Omar HavanaA primeira-ministra da Letônia, Evika Silina, fala com jornalistas ao chegar para uma cúpula da UE em Bruxelas, 1 de fevereiro de 2024
A primeira-ministra da Letônia, Evika Silina, fala com jornalistas ao chegar para uma cúpula da UE em Bruxelas, 1 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2024
Nos siga no
A primeira-ministra da Letônia, Evika Silina, disse que apoia a ideia de enviar tropas da OTAN à Ucrânia para treinar os soldados do país, depois de o presidente francês, Emmanuel Macron, ter sinalizado que estava aberto a tal medida.
Ao conceder uma entrevista na capital norte-americana, Washington, Silina afirmou que gostaria que a Aliança Atlântica chegasse a um ponto em que "façamos algum treino lá", embora saiba que tal ação "exigiria consenso entre os países-membros".

"Se esta proposta for elaborada e ampliada, talvez decidamos fazer algum treinamento lá dentro […] temos de analisar a situação na perspectiva da OTAN, e não apenas da Letônia", declarou a premiê, segundo a Bloomberg.

Macron provocou furor entre alguns aliados no mês passado, quando sinalizou que estava aberto à ideia de enviar tropas para a Ucrânia. Desde então, a Alemanha e o Reino Unido disseram publicamente que não o farão, assim como outros países europeus.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta semana que Moscou considerará eventuais tropas dos Estados Unidos enviadas à Ucrânia como intervencionistas.
Vladimir Putin, presidente russo, em uma reunião para comemorar o décimo aniversário do restabelecimento das Sociedades Histórica e Histórico-Militar da Rússia, 4 de novembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2024
Panorama internacional
Putin afirma que a Rússia tratará as tropas dos EUA na Ucrânia como intervencionistas
Silina também afirmou que o fracasso no apoio à Ucrânia teria um impacto global, inclusive nos Estados Unidos.
"Se a Rússia vencer, essas consequências afetarão todo o mundo, também Washington – também os Estados Unidos – e não apenas a Europa", declarou.
Por fim, a primeira-ministra disse que apoia a utilização dos ativos congelados da Rússia para apoiar a Ucrânia, bem como a utilização de Eurobonds para enviar mais armas a Kiev.
A Letônia, ao lado dos vizinhos bálticos, Lituânia e Estônia, tem estado entre os críticos mais veementes da operação russa na Ucrânia, analisa a mídia.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse que se tropas forem enviadas, "teremos que falar não sobre a probabilidade, mas sobre a inevitabilidade de um confronto direto entre a Rússia e a OTAN".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала