- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia enfrenta desafios em implementar caças F-16, com apenas 6 aeronaves esperadas para julho

© AP Photo / Mindaugas KulbisUm caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena que participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operam no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023
Um caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena que participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operam no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
Em meio a uma crescente expectativa em torno da introdução dos caças F-16 na Força Aérea ucraniana, os desafios enfrentados pelo país tornam-se cada vez mais evidentes. Apenas seis das 45 aeronaves prometidas estarão disponíveis até julho deste ano, relata o jornal americano The New York Times.
Conforme publicou o jornal, embora 12 pilotos ucranianos estejam treinados para operar as aeronaves, eles ainda aguardam a chegada delas. O centro de treinamento de Fetesti, no sudeste da Romênia, está pronto, mas os ucranianos ainda não se apresentaram.
Após dez meses de treinamento em países ocidentais aliados — Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos —, está previsto que menos de um esquadrão completo, composto por 12 pilotos, esteja pronto para operar os F-16 neste verão europeu.
Míssil de cruseiro alemão Taurus - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Panorama internacional
Entrega de mísseis Taurus a Kiev aumentará crise entre OTAN e Rússia, diz militar aposentado dos EUA
No entanto, a entrega de apenas seis dos 45 caças prometidos até agora deixa a Ucrânia com uma capacidade de combate limitada.
O processo de treinamento dos pilotos começou em agosto passado na base aérea de Fighter Wing Skrydstrup, no sul da Dinamarca, mas a barreira do idioma e a adaptação às técnicas de voo ocidentais retardaram o progresso.
Até janeiro, os pilotos ucranianos não estavam prontos para voar, segundo autoridades dinamarquesas.
Mercenários norte-americanos - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Panorama internacional
Operações sujas, como tortura e massacres: especialistas comentam por que Kiev aposta em mercenários
Além disso, há preocupações sobre a infraestrutura de apoio necessária para manter os caças. Cerca de 50 técnicos ucranianos estão recebendo treinamento na Dinamarca para realizar manutenção e reparos nas aeronaves, mas dada a complexidade do F-16, estima-se que sejam necessárias entre oito e 14 pessoas para manter cada uma delas.
Funcionários destacam que a presença contínua de contratantes de defesa ocidentais pode ser necessária para auxiliar na manutenção dos caças até que a Ucrânia tenha capacidade suficiente para fazê-lo internamente, processo que pode levar anos.
Outro obstáculo significativo é a necessidade de reparar as pistas militares ucranianas danificadas pelo conflito, o que poderia atrasar ainda mais a operacionalização dos F-16 em combate.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала