- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: apesar das previsões de colapso, economia russa desafia os pessimistas

© Sputnik / Sergei GuneevBanco Central da Rússia
Banco Central da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
Análise publicada pela revista The Economist aponta que, apesar das previsões de um colapso financeiro realizadas em 2022 por conta das sanções ocidentais em meio à operação militar especial na Ucrânia, a economia da Rússia desafiou repetidamente os pessimistas.
"Durante dois anos, a economia russa desafiou repetidamente os pessimistas. O colapso financeiro amplamente previsto na primavera de 2022 nunca ocorreu", diz a publicação da revista.
A revista também destaca o impacto da medida implementada na Rússia de venda obrigatória de receitas em moeda estrangeira para exportadores. Além disso, de acordo com a publicação, o país ainda caminha para uma "aterrissagem suave", onde a inflação desacelera sem destruir a economia.
"Mais uma vez, porém, a economia russa parece provar que os pessimistas estão errados. Os dados a serem publicados em 13 de março deverão mostrar que os preços subiram 0,6% em em fevereiro, abaixo dos 1,1% no final do ano passado. Numa base homóloga, a inflação provavelmente não vai aumentar", informou a publicação.
O vice-primeiro-ministro da Rússia, Andrei Belousov, anunciou em janeiro que o governo vai propor estender a venda obrigatória de receitas em moeda estrangeira pelos maiores exportadores até o final de 2024. Em vigor até 30 de abril, a medida tem gerado impactos positivos para a economia.
FMI - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Panorama internacional
Economia da Rússia surpreendeu em termos de força de crescimento face às sanções, diz FMI
O Ministério das Finanças da Rússia, por sua vez, afirmou que considera justificada a sua prorrogação. No entanto, o Banco Central tem uma posição ligeiramente diferente, declarou a presidente do órgão, Elvira Nabiullina, que não vê razões significativas para estender essa medida.
Segundo dados do governo, a inflação na Rússia em 2023 foi de 7,42%. Ao longo do ano, ficou um pouco melhor do que as expectativas do Ministério para Desenvolvimento Econômico, de 7,5%, e se enquadrou na previsão do Banco Central, de 7% a 7,5%.
Além disso, de acordo com os dados do serviço estatístico, o produto interno bruto (PIB) da Rússia cresceu 3,6% em 2023. O valor praticamente coincidiu com as estimativas do Ministério do Desenvolvimento Econômico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала