- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guarda-chuva nuclear da UE encorajaria membros a usar armas nucleares francesas, adverte político

© Foto / Marinha da FrançaTeste de lançamento de um míssil balístico francês lançado por submarino M51 (SLBM), capaz de transportar até dez ogivas nucleares
Teste de lançamento de um míssil balístico francês lançado por submarino M51 (SLBM), capaz de transportar até dez ogivas nucleares - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
A ideia do guarda-chuva nuclear da União Europeia (UE) poderia levar outros países a utilizar o potencial nuclear da França, mesmo que a França não esteja sob qualquer ameaça, disse o líder do partido Patriotas da França, Florian Philippot, candidato às eleições para o Parlamento Europeu, à Sputnik.
No início do ano, o presidente francês Emmanuel Macron disse que Paris tinha a responsabilidade de defender a UE. Acrescentou que os interesses da França têm uma dimensão europeia, o que confere a Paris uma responsabilidade especial que, em particular, afeta as capacidades de dissuasão francesas. A afirmação, disse Philippot, significa que Macron efetivamente se ofereceu para partilhar as armas nucleares francesas.

"Estas declarações de Macron são extremamente graves. Isto é o que deveria ser a primeira garantia da soberania nacional, as armas nucleares, de que você precisa caso os seus interesses vitais estejam em perigo, é disso que se trata a doutrina nuclear, a mesma para todas as armas nucleares. E o que ele está dizendo significa que se amanhã a Polônia estiver em guerra com a Rússia, poderá usar armas nucleares enquanto nós não estivermos em perigo, não estivermos em guerra. E se amanhã a Ucrânia se tornar parte da UE, poder deixar a Ucrânia usá-la é completamente insano", disse o político.

O ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, chega para participar da Conferência Europeia de Defesa Aérea, reunindo 18 ministros da Defesa, em Les Invalides, Paris, 19 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Panorama internacional
Diplomacia europeia sob risco: Roma alerta que França e Polônia não falam pela OTAN
Tais declarações indicam que o presidente francês não se orienta pelo interesse nacional do país, acrescentou.
"Por trás disto também está a pressão da Alemanha para obter as nossas armas nucleares. Há muito que eles estão dispostos a investir financeiramente nas nossas armas nucleares em troca de controlá-las conjuntamente. É aqui que a exigência que a França faz para que a Alemanha ou a UE tomem um lugar entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU vem. Isso anda de mãos dadas", disse Philippot.
Em fevereiro, a vice-presidente do Parlamento Europeu, Katarina Barley, disse em uma entrevista ao jornal Tagesspiegel que a criação de um guarda-chuva nuclear da UE para substituir o guarda-chuva dos EUA poderia se tornar um tema de discussão a nível europeu. Ao mesmo tempo, o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, falou a favor de uma maior cooperação com a França e o Reino Unido em matéria de dissuasão nuclear.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала