- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel condena retomada do financiamento de agência da ONU em Gaza por Canadá e Suécia

© AP Photo / Adel HanaFamílias em meio aos destroços após bombardeios intensos das Forças de Defesa de Israel contra o campo de refugiados em Maghazi. Faixa de Gaza, 25 de dezembro de 2023
Famílias em meio aos destroços após bombardeios intensos das Forças de Defesa de Israel contra o campo de refugiados em Maghazi. Faixa de Gaza, 25 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Nos siga no
A retomada do financiamento da Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês) pelo Canadá e pela Suécia é um grave erro, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat.
A medida acontece após o país denunciar no fim de janeiro a participação de funcionários da entidade nos ataques do Hamas de outubro, contra Israel. Porém, as autoridades dos dois países decidiram retomar o financiamento da UNRWA nesta semana, após um período de suspensão.
"As decisões do Canadá e da Suécia de restabelecer o financiamento para a UNRWA (...) são um grave erro que constitui um consentimento tácito e apoio por parte dos governos do Canadá e da Suécia para continuar ignorando a participação dos funcionários da UNRWA em atividades terroristas", escreveu Haiat em sua conta na rede social X.
Além disso, o porta-voz enfatizou que Israel pediu que as autoridades do Canadá e da Suécia parassem de financiar e apoiar uma organização "na qual centenas de membros do grupo terrorista Hamas estão presentes".
Em 26 de janeiro, autoridades israelenses forneceram informações à UNRWA sobre a participação de parte de seus funcionários nos ataques do grupo Hamas a Israel em 7 de outubro passado, quando cerca de 1,1 mil pessoas morreram.
President Joe Biden discursa durante um comício em Atlanta, EUA, durante campanha presidencial. 9 de março de 2024   - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Panorama internacional
Biden: Netanyahu 'prejudica Israel, mais do que ajuda' ao não evitar mortes de civis em Gaza
No mesmo dia, o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, anunciou que os suspeitos de envolvimento no ataque do Hamas contra Israel foram demitidos e serão julgados, caso a culpa seja comprovada.
No entanto, Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e cerca de outros 15 países suspenderam o financiamento a essa organização a pedido de Tel Aviv. Na sequência, pelo menos 20 organizações humanitárias pediram que os nações mantenham o financiamento da UNRWA na Faixa de Gaza para "ajudar os palestinos a sobreviver a uma das piores catástrofes humanitárias de nossos tempos".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала