- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Haiti fecha principal porto do país em meio à escalada de violência e ataques por grupos armados

© AP Photo / Odelyn JosephPedestres passam por soldado que monitora a área próxima ao Aeroporto Internacional de Porto Príncipe. Haiti, 4 de março de 2024
Pedestres passam por soldado que monitora a área próxima ao Aeroporto Internacional de Porto Príncipe. Haiti, 4 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2024
Nos siga no
A empresa que atua no terminal, Caribbean Port Services, informou nesta sexta-feira (8) que suspendeu as atividades no principal porto do Haiti, em Porto Príncipe, capital do país. Em nota, a operadora do terminal informou que grupos armados invadiram as áreas de armazenamento e saquearam contêineres, inviabilizando as operações.
Os ataques vêm ocorrendo a prédios públicos desde o fim de semana por gangues armadas que invadiram duas prisões em Porto Príncipe, libertaram mais de 3 mil presos e mataram guardas e policiais. Os grupos armados, que controlam cerca de 80% da capital haitiana, exigem a saída do primeiro-ministro Ariel Henry, no cargo desde a morte de seu antecessor, Jovenel Moïse, assassinado em 2021.
Ontem o governo do Haiti prorrogou por um mês o estado de emergência na região Oeste, dada a crise de insegurança e violência que o país enfrenta.

"O governo da República […] estabelece estado de emergência em todo o departamento Oeste pelo período de um mês, de quinta-feira, 7 de março, até quarta-feira, 3 de abril de 2024", informou o governo em comunicado.

Também foi prorrogado o toque de recolher em todos os departamentos até 10 de março, "a fim de restabelecer a ordem e tomar as medidas adequadas para recuperar o controle da situação".
A decisão ocorreu depois que o estado de emergência e o toque de recolher de 72 horas, decretados no dia 3 de março, expiraram nesta quinta-feira (7).
Soldados patrulham Pétionville, o bairro onde morava o falecido presidente haitiano Jovenel Moïse. Porto Príncipe, Haiti  - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Panorama internacional
Crise de segurança: Haiti prorroga por 1 mês estado de emergência e toque de recolher
De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), o porto da capital haitiana é hoje "a única forma de transportar alimentos e medicamentos para organizações humanitárias e de desenvolvimento" para a ilha caribenha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала