- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise de segurança: Haiti prorroga por 1 mês estado de emergência e toque de recolher

© AP Photo / Joseph OdelynSoldados patrulham Pétionville, o bairro onde morava o falecido presidente haitiano Jovenel Moïse. Porto Príncipe, Haiti
Soldados patrulham Pétionville, o bairro onde morava o falecido presidente haitiano Jovenel Moïse. Porto Príncipe, Haiti  - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Nos siga no
O governo do Haiti prorrogou por um mês o estado de emergência na região Oeste, onde fica a capital, Porto Príncipe, dada a crise de insegurança e violência que o país enfrenta.

"O governo da República […] estabelece estado de emergência em todo o departamento Oeste pelo período de um mês, de quinta-feira, 7 de março, até quarta-feira, 3 de abril de 2024", disse o governo em comunicado.

Outra medida tomada pelo governante foi a prorrogação do toque de recolher em todos os departamentos até 10 de março, "a fim de restabelecer a ordem e tomar as medidas adequadas para recuperar o controle da situação".
A decisão ocorreu depois que o estado de emergência e o toque de recolher de 72 horas, decretados no dia 3 de março, expiraram nesta quinta-feira (7).

"Durante o estado de emergência são proibidas todas as manifestações públicas, tanto de dia como de noite, no departamento do Oeste", acrescenta o comunicado do governo.

No fim de semana, gangues armadas invadiram duas prisões em Porto Príncipe, libertaram mais de 3 mil presos e mataram guardas e policiais. As medidas tomadas visam tentar restabelecer a ordem no país.
Colombianos presos acusados de participar no assassinato do presidente haitiano Jovenel Moise abrem portão dentro da Penitenciária Nacional em porto Príncipe, no domingo, dia 3 de março de 2024.  - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2024
Panorama internacional
Gangue no Haiti invade prisão e liberta quase todos os seus 4 mil detentos
O decreto foi assinado pelo primeiro-ministro interino, Patrick Michel Boivert, na ausência de Ariel Henry, que está em Porto Rico.
Henry chegou a Porto Rico no dia 5 de março à tarde, depois que o avião que voava vindo de Nova Jersey, nos EUA, não conseguiu pousar no Haiti devido à insegurança no entorno do aeroporto, e a República Dominicana lhe negou permissão para pousar em território nacional.
No dia 6 de março, dada a deterioração da situação no Haiti, agravada pela impossibilidade de entrada de Henry no país, foi realizada uma reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 8,4 mil pessoas foram vítimas de violência de gangues em 2023. A atual escalada, por sua vez, já forçou o deslocamento de cerca de 15 mil pessoas em menos de uma semana.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала