- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel rebate novo pedido da África do Sul em Haia e diz que país 'explora a Corte em nome do Hamas'

© AFP 2023 / Remko de WaalPresidente da Corte Internacional de Justiça (CIJ), a advogada norte-americana Joan Donoghue (2R), conversa com colegas no tribunal de Haia em 12 de janeiro de 2024
Presidente da Corte Internacional de Justiça (CIJ), a advogada norte-americana Joan Donoghue (2R), conversa com colegas no tribunal de Haia em 12 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Nos siga no
Pretória instou a CIJ a impor "medidas provisórias adicionais" ou modificar as medidas indicadas em sua decisão de janeiro com urgência e sem a realização de audiência devido à "emergência" da situação em Gaza.
Após a África do Sul solicitar novamente à Corte Internacional de Justiça (CIJ) que tome medidas contra Israel, Tel Aviv acusou Pretória de explorar a Corte em favorecimento do Hamas.
"A África do Sul continua a agir como o braço legal do Hamas em uma tentativa de minar o direito inerente de Israel de se defender e dos seus cidadãos, e de libertar todos os reféns. Os repetidos pedidos de medidas provisórias feitos pela África do Sul para ajudar o Hamas são mais uma exploração cínica da Corte Internacional de Justiça em Haia, que já rejeitou duas vezes as tentativas infundadas de negar a Israel o seu direito e obrigação de autodefesa", afirmou o Ministério das Relações Exteriores israelense nesta quinta-feira (7) segundo a Reuters.
O país sul-africano pediu em janeiro à CIJ que declarasse que Israel estava cometendo genocídio na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que ordenasse a Tel Aviv a interromper sua campanha militar no enclave. Em vez disso, o tribunal emitiu uma ordem mais geral para que Israel se certificasse de impedir atos de genocídio.
O país africano pede agora ao principal tribunal da ONU que ordene novas medidas, visto que, em sua concepção, Israel está violando medidas já em vigor.
Foto tirada de uma posição no sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, mostra um tanque de guerra israelense cruzando a fronteira para o norte de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Panorama internacional
África do Sul pede que a CIJ imponha 'urgentemente' novas medidas contra Israel
Pretória afirmou que as pessoas em Gaza enfrentam a fome e pediu à Corte que ordene que todas as partes cessem as hostilidades e libertem todos os reféns e detidos.

"Israel age e continuará a agir de acordo com o direito internacional, inclusive facilitando a ajuda humanitária à Faixa de Gaza, independentemente de quaisquer procedimentos legais. Apelamos à CIJ para que rejeite imediatamente o novo pedido dos representantes do Hamas", afirmou o MRE israelense em resposta.

No final de fevereiro, a ONU informou que 25% da população no enclave "estava a um passo da fome". Pelo menos 30.717 palestinos foram mortos e 72.156 feridos em ataques israelenses em Gaza desde 7 de outubro, segundo o Ministério da Saúde do enclave. O número de mortos em Israel é de cerca de 1.300 e 250 sequestrados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала