- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Trabalho de Lula é aprovado por 51% da população; avaliação cai 3 p. p. segundo pesquisa

© AP Photo / Bruna PradoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ocasião da inauguração do terminal de transporte Gentileza, no Rio de Janeiro. Brasil, 23 de fevereiro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ocasião da inauguração do terminal de transporte Gentileza, no Rio de Janeiro. Brasil, 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aprovado por 51% da população, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Quaest nesta quarta-feira (6). Por outro lado, 46% dos entrevistados reprovaram a atuação de Lula.
O percentual aponta queda de 3 pontos percentuais (p. p.) na aprovação em comparação com dezembro de 2023, quando o mesmo levantamento indicou aprovação de 54% do trabalho do presidente. Houve aumento também de 3 p. p. na reprovação em relação à última pesquisa, que havia sido de 43%. O desempenho voltou a ficar igual ao do mês de abril, quando a aprovação era de 51%.
A avaliação de Lula é melhor entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos, em que 61% aprovam seu trabalho e 36% desaprovam. A popularidade de Lula é menor entre os trabalhadores que ganham de dois a cinco salários mínimos: 45% aprovam e 52% desaprovam o desempenho do presidente. Já entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, 45% aprovam e 51% desaprovam o trabalho do mandatário brasileiro.
A desaprovação de Lula é maior entre os evangélicos: 62% reprovam o trabalho do chefe de Estado brasileiro e 35% aprovam. Já entre os católicos, 58% aprovam e 39% desaprovam a atuação do petista.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, na sede da organização. Adis Abeba, Etiópia, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Panorama internacional
Chanceler israelense volta a exigir pedido de desculpas de Lula em rede social

Avaliação do governo

Já o governo Lula foi avaliado de maneira positiva por 35% e negativamente por 34%. Cerca de 28% consideram a atual administração do Executivo regular. Na pesquisa anterior, em dezembro, 36% tinham avaliação positiva e 29% negativa. A parcela que tem opinião regular sobre o governo petista era de 32%, e agora está em 28%. Cerca de 3% não responderam ou não souberam responder.
A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 p. p. para mais ou para menos. O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo Banco Genial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала