- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Legisladores peruanos aprovam retorno do Congresso ao bicameralismo

© flickr.com / John SerraoBandeira do Peru
Bandeira do Peru - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
Os legisladores peruanos aprovaram reformas constitucionais que permitem o retorno do Congresso ao bicameralismo, estabelecendo uma câmara de senadores e uma câmara de deputados.

"Na segunda votação, o plenário do Congresso aprovou, com 91 votos a favor, os pareceres dos projetos de lei 660, 724, 792 e outros, que propõem a reforma constitucional que restabelece o bicameralismo no Congresso da República", indicou o Parlamento, através de sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Por se tratarem de reformas constitucionais, foram necessárias duas votações em plenário. A primeira foi realizada em novembro do ano passado, quando foram registrados 93 votos a favor do projeto, em um Parlamento unicameral de 130 representantes.
As reformas restabelecem o bicameralismo com uma câmara de 130 deputados e outra de 60 senadores. Da mesma forma, foi aprovada a reeleição imediata de membros do Legislativo, algo que atualmente é proibido.
Primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Panorama internacional
Primeiro-ministro do Peru renuncia ao cargo após acusações de corrupção
O congresso com apenas uma câmara foi estabelecido na Constituição peruana em 1993, modificando a formação legislativa. Em 2018, um referendo para a volta do congresso bicameral foi votado e rejeitado pelos cidadãos peruanos.
As reformas aprovadas no Legislativo serão enviadas ao Executivo para promulgação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала