- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após confrontos com policiais, 30 mil agricultores marcham e ameaçam paralisar a Polônia (VÍDEOS)

© AFP 2023 / Wojtek RadwanskiAgricultores poloneses se manifestam com fogos e bandeiras contra as medidas climáticas da UE e as importações ucranianas em frente ao edifício do Parlamento em Varsóvia. Polônia, 6 de março de 2024
Agricultores poloneses se manifestam com fogos e bandeiras contra as medidas climáticas da UE e as importações ucranianas em frente ao edifício do Parlamento em Varsóvia. Polônia, 6 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
Agricultores poloneses alertaram nesta quarta-feira (6) que paralisariam a Polônia após violentos confrontos com a polícia perto do Parlamento do país. Autoridades municipais da Varsóvia disseram que a manifestação tinha cerca de 30 mil pessoas.
Os agricultores se reuniram no gabinete do primeiro-ministro, Donald Tusk, que se recusou a recebê-los, segundo a agência Reuters.
Os manifestantes então queimaram pneus e atiraram fogos de artifício enquanto exigiam a suspensão das importações baratas e das regulamentações ambientais que, segundo eles, prejudicam os seus meios de subsistência.
Em seguida, eles marcharam em direção ao Parlamento, onde a polícia usou cassetetes, spray de pimenta, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral contra as pessoas, enquanto alguns manifestantes atiravam pedras, paralelepípedos e fogos de artifício contra as forças de segurança.

"Devido à agressão física contra agentes da polícia por parte de algumas pessoas que protestavam, […] foi necessário usar medidas coercivas diretas", escreveu a polícia de Varsóvia numa publicação no X (antigo Twitter).

O ministro do Interior, Marcin Kierwinski, disse que "23 provocadores foram detidos", relata a agência.
O líder sindical de agricultores e organizador do protesto, Tomasz Obszanski, afirmou que a polícia começou a impedir a saída dos manifestantes quando o protesto terminou. Ele também disse que os agricultores estavam deixando a Varsóvia de mãos vazias depois de o seu pedido para se encontrarem com Tusk ter sido recusado, alertando sobre novas medidas.
© AFP 2023 / Wojtek RadwanskiAgricultores poloneses manifestam-se com fogo e bandeiras contra as medidas climáticas da UE e as importações ucranianas em 6 de março de 2024 em frente ao edifício do Parlamento em Varsóvia, Polônia
Agricultores poloneses manifestam-se com fogo e bandeiras contra as medidas climáticas da UE e as importações ucranianas em 6 de março de 2024 em frente ao edifício do Parlamento em Varsóvia, Polônia - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Agricultores poloneses manifestam-se com fogo e bandeiras contra as medidas climáticas da UE e as importações ucranianas em 6 de março de 2024 em frente ao edifício do Parlamento em Varsóvia, Polônia
Alguns manifestantes queimaram um caixão com uma placa que dizia "Agricultor, viveu 20 anos, morto pelo Acordo Verde" na rua em frente ao escritório de Tusk, tocando buzinas e erguendo bandeiras polonesas antes de marchar até o Parlamento.
"Depois do que aconteceu hoje, haverá um bloqueio de todo o país […]. A Polônia ficará paralisada porque um agricultor polaco não permitirá ser tratado dessa forma, ser espancado", disse Obszanski ouvido pela mídia.
Os agricultores de toda a União Europeia têm apelado a mudanças nas restrições que lhes são impostas pelo plano do Acordo Verde do bloco europeu para combater as alterações climáticas e a reimposição de direitos aduaneiros sobre as importações de produtos agrícolas da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала