- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Musk questiona razão da existência da OTAN após a queda da URSS

© AP Photo / Leon NealElon Musk, CEO da Tesla, participa da primeira sessão plenária da Cúpula de Segurança de inteligência artificial no Bletchley Park, Inglaterra, Reino Unido, 1º de novembro de 2023
Elon Musk, CEO da Tesla, participa da primeira sessão plenária da Cúpula de Segurança de inteligência artificial no Bletchley Park, Inglaterra, Reino Unido, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2024
Nos siga no
O empresário norte-americano respondeu a um post no X sobre os eventos no final da Guerra Fria e depois dela, e questionou por que a aliança atlântica não foi dissolvida após o fim do Pacto de Varsóvia.
O empreendedor e bilionário norte-americano Elon Musk questionou por que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não deixou de existir após a dissolução da União Soviética em 1991.
O empresário reagiu à opinião do bilionário David Sacks no X, que escreveu que "em 1991, a União Soviética entrou em colapso e a OTAN enfrentou uma crise existencial: sua razão de ser não existia mais. Mas, em vez de se dissolver, ela criou uma nova missão: expandir-se [...] Assim, ela se expandiu até a fronteira da Rússia e tentou cercá-la, provocando uma guerra".
Certo. Sempre me perguntei por que a OTAN continuou existindo apesar da dissolução do Pacto de Varsóvia, seu inimigo declarado e razão de ser.
O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 após a fundação da OTAN em 1949 e, depois de sua dissolução em 1991, muitos de seus antigos Estados-membros aderiram à aliança atlântica.
Apesar das promessas dos EUA no final da Guerra Fria de que a OTAN não se expandiria para leste, o bloco militar quebrou seus compromissos em 1999 e incorporou a Polônia, a Hungria e a República Tcheca em sua primeira onda de expansão, que tem continuado desde então.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала