- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula e Maduro debatem parcerias, eleições na Venezuela e garimpo ilegal, durante 8ª cúpula da CELAC

© Foto / Ricardo Stuckert / PRPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião bilateral com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro - Kingstown, São Vicente e Granadinas. 1º de março de 2024
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião bilateral com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro - Kingstown, São Vicente e Granadinas. 1º de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2024
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, conversaram por mais de uma hora, nesta sexta-feira (1º), à margem da 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe.
No encontro, que teve a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, os principais temas debatidos pelos mandatários foram o comércio bilateral, parcerias para combater o garimpo ilegal nas regiões fronteiriças e as eleições presidenciais na Venezuela no segundo semestre, segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Maduro afirmou na ocasião que as eleições presidenciais de seu país ocorrerão no segundo semestre, e que haverá observadores internacionais e auditoria para garantir a lisura do pleito. O chefe de Estado venezuelano disse ter articulado amplo acordo com partidos de oposição na Assembleia Nacional.
Ainda de acordo com a nota divulgada pelo Executivo brasileiro, a dívida da Venezuela com o Brasil também foi abordada, "em especial a busca de alternativas para equacionar a questão e ampliar as trocas comerciais bilaterais".

Garimpo ilegal na Amazônia

Os dois países se comprometeram a intensificar as parcerias para combater a exploração ilegal de minério na região de fronteira, em especial nas terras indígenas Yanomami, que abrangem áreas dos dois países, na região amazônica.
A taxa de mortes violentas intencionais de indígenas na região é de 13,1 por 100 mil indígenas, 11% maior do que a média brasileira, que é de 11,8 por 100 mil indígenas.
Desde 2023, o Brasil tem uma ação mais direta no estado de Roraima para levar ações de saúde e ampliar a segurança aos povos indígenas da região.
A Polícia Federal (PF) tem destruído aeronaves e maquinários utilizados para garimpo na chamada Operação Libertação, que visa à interrupção da logística do crime, com foco na inutilização da infraestrutura e materialização das provas sobre a atividade criminosa.
Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o presidente brasileiro Lula da Silva, o presidente do Chile, Gabriel Boric, e a chanceler de El Salvador, Alexandra Hill Tinoco, durante a Cúpula CELAC-UE em Bruxelas, Bélgica, 17 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2023
Panorama internacional
No jardim dos orgulhosos: um olhar sobre a Cúpula CELAC-União Europeia

Essequibo fica de fora da conversa

O conflito envolvendo a Venezuela e a Guina na disputa pelo território de Essequibo não foi tratado na reunião bilateral.
Lula já havia expressado ontem (29) que o tema pode ser debatido posteriormente, em fórum mais apropriado, e que o Brasil sempre estará disponível para contribuir na perspectiva de promoção e manutenção da paz no continente.

CELAC

A 8ª Cúpula dos Líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) ocorreu nesta sexta-feira (1º) na ilha caribenha. Participaram da cúpula 33 países da América Latina e do Caribe, além de representantes de países convidados e organismos regionais e internacionais.
Maduro e o presidente guianês, Irfaan Ali, se comprometeram a não usar a força nem aumentar a tensão, em um processo mediado pela comunidade. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também participou do encontro e elogiou o comprometimento dos dois países a atuação da entidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала