- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sabotagem dos Nord Stream pelos EUA poderá destruir completamente a OTAN, diz especialista

© Foto / Guarda Costeira da SuéciaPequeno vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), em 28 de setembro de 2022
Pequeno vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), em 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.02.2024
Nos siga no
Um jornalista investigativo avaliou a situação em torno dos gasodutos russos, cuja investigação já foi abandonada por Suécia e Dinamarca, gesto visto por ele como uma tentativa de ocultar a verdade.
Na segunda-feira (26), a Dinamarca se tornou o segundo país europeu a encerrar oficialmente sua investigação sobre a explosão nos gasodutos Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) e Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2).
O Nord Stream tem desempenhado um papel crucial no abastecimento da indústria alemã e no fornecimento de energia de baixo custo em toda a Europa.
Observadores imediatamente culparam os Estados Unidos pelo evento, que ocorreu em setembro de 2022, destacando a promessa enigmática de Joe Biden, presidente dos EUA, de "pôr um fim" ao projeto se a Rússia colocasse suas tropas na Ucrânia em resposta à opressão da população russófona de Donbass. O inquérito da Dinamarca constatou mesmo que as explosões foram um ato de "sabotagem deliberada", mas as autoridades se recusaram a investigar quem era o responsável.
Antes disso, no início do mês, a Suécia encerrou sua própria investigação.

"É uma farsa absoluta", disse na quarta-feira (28) o jornalista investigativo Dan Lazare.

"Não sei por quanto tempo mais isso pode continuar. Quero dizer, a Dinamarca investigou, chegou a uma conclusão, e todo mundo sabe que foi obviamente uma sabotagem — isso era óbvio desde o início. E [a Dinamarca] se abstém de apontar o dedo para um provável culpado."
Explosão do gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1), no mar Báltico, em 27 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Panorama internacional
Fim da investigação do Nord Stream na Dinamarca é sinal de que levou a aliados próximos, diz Kremlin
Ele disse estar 100% convencido de que "os Estados Unidos" são os culpados e de que "Dinamarca, Suécia, todo mundo tem medo de dizer isso. É extraordinário".
Lazare vê a situação beneficiar os partidos de extrema-direita em todo o continente, como a Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), que são os únicos dispostos a reconhecer abertamente o papel dos EUA no ato.

"Portanto, se a AfD está subindo nas pesquisas, eles têm de agradecer a Joe Biden, porque Joe Biden explodiu o gasoduto, e todos têm medo de admitir isso", concluiu Lazare, mencionando também Donald Trump nos EUA, Marine Le Pen na França, Geert Wilders nos Países Baixos e Giorgia Meloni na Itália.

"O centro está se autodestruindo e praticamente agora está introduzindo a extrema-direita para tomar seu lugar", disse ele, prevendo que os legisladores do sistema "pagarão um preço terrível, terrível por encobrir isso [a sabotagem do Nord Stream]".
Ao mesmo tempo, indica, "as consequências políticas teriam sido terríveis" se os líderes reconhecessem publicamente a responsabilidade dos Estados Unidos pela sabotagem do Nord Stream.

"Quando as pessoas admitem o que aconteceu, a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] basicamente vai pelos ares, porque uma aliança não é um esquema para um membro atacar outro", afirmou.

"É um pacto de defesa mútua, e os EUA o violaram em grande escala. Essa [sabotagem] do Nord Stream é um evento que repercutirá por décadas. É uma explosão no coração da aliança ocidental — ela destruirá completamente a aliança ocidental. Não há como a OTAN sobreviver a esse golpe quando ele se tornar grande demais para ser ignorado", deixou claro Dan Lazare.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала