- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em ataque atribuído a Israel, pelo menos 112 morrem em Gaza durante distribuição de comida

© AP Photo / Ohad ZwigenbergTropas das Forças de Defesa de Israel em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023
Tropas das Forças de Defesa de Israel em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.02.2024
Nos siga no
Após escolas, áreas residenciais e até abrigos, um grupo de palestinos que esperava a distribuição de comida e outros itens de ajuda humanitária se tornaram o mais novo alvo dos ataques que atingem a Faixa de Gaza desde outubro do ano passado.
Pelo menos 112 pessoas morreram e outras 760 ficaram feridas após um ataque atribuído às Forças de Defesa de Israel (FDI) contra palestinos que aguardavam a entrega de ajuda humanitária na região oeste da cidade de Gaza nesta quinta-feira (29).
Principal aliado de Israel na guerra contra o grupo palestino Hamas, o presidente Joe Biden disse que manteve conversas com o emir do Catar, o sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, e o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, países que mediam as negociações de um cessar-fogo.
"Eles também discutiram o incidente trágico e perturbador que ocorreu hoje cedo no norte de Gaza", informou a Casa Branca em comunicado.
Os líderes dos dois países árabes defenderam que o bombardeio contra a população que esperava por comida reforçou a necessidade de uma "conclusão rápida das negociações" sobre o estabelecimento de uma trégua e a libertação de reféns. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) se limitou a dizer que o caso deve ser investigado.
Palestinos passam pela destruição causada por um bombardeio israelense no campo de refugiados de Nusseirat. Faixa de Gaza, 16 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Panorama internacional
Hamas agradece Lula por falar em 'genocídio' provocado por Israel na Faixa de Gaza
Apesar da condenação, os EUA divulgaram que não há provas de que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, seja responsável por ter ordenado pessoalmente o bombardeio contra a população civil. "Não há provas disso", respondeu o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller.
Reações internacionais contra Israel se proliferaram imediatamente após a divulgação do elevado número de mortos nesse novo ataque. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a anunciar a suspensão da compra de todas as armas de fabricação israelense. "Pedindo comida, mais de 100 palestinos foram assassinados por Netanyahu. Isso se chama genocídio e lembra o Holocausto, embora as potências mundiais tenham dificuldade em reconhecê-lo", disse.
Anteriormente, a mídia palestina informou que Israel atacou a rua Ar-Rashid, no oeste da cidade de Gaza. Já as FDI informaram que os habitantes de Gaza roubaram caminhões que transportavam ajuda humanitária e dezenas de pessoas ficaram feridas durante a ação. Na sequência, mudaram a versão e disseram que vários palestinos morreram ao serem atingidos pelas rodas dos veículos após uma "debandada".
Com isso, muitos teriam avançado em direção aos soldados israelenses, que abriram fogo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала