- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Avião confiscado da Venezuela é destruído por autoridades norte-americanas, diz ministro

© AP Photo / Sebastián BorseroO Boeing 747 de propriedade da empresa venezuelana Emtrasur taxia após pousar no aeroporto Ambrosio Taravella, em Córdoba, Argentina, em 6 de junho de 2022
O Boeing 747 de propriedade da empresa venezuelana Emtrasur taxia após pousar no aeroporto Ambrosio Taravella, em Córdoba, Argentina, em 6 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.02.2024
Nos siga no
A aeronave venezuelana foi confiscada após a Empresa de Transporte Aéreocargo del Sur (Emtrasur) ser impedida de abastecer em Buenos Aires, na Argentina, por conta de sanções dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (29), o ministro dos Transportes da Venezuela disse que o modelo foi destruído por autoridades norte-americanas.
No início do mês, o governo argentino autorizou o envio da aeronave aos Estados Unidos. "No deserto do Arizona, o governo dos EUA mantém um cemitério com mais de 5 mil aviões, o que prejudica o meio ambiente do planeta. Ontem eles destruíram o avião da Emtrasur para desmoralizar o povo venezuelano e demonstrar sua natureza imperial", declarou o ministro Ramón Velázquez.
Antes da denúncia das autoridades venezuelanas, o Departamento de Justiça dos EUA informou que havia confiscado um avião Boeing 747 da companhia aérea venezuelana, que, segundo Washington, pertencia anteriormente à empresa iraniana Mahan Air, ligada ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Conforme o órgão norte-americano, a empresa adquiriu a aeronave em violação às sanções e, apesar da mudança de proprietário, o capitão continuou sendo um ex-comandante do IRGC e membro do conselho da companhia aérea iraniana Qeshm Fars Ai.
Entre fevereiro e maio de 2022, o avião teria realizado voos entre Caracas, Moscou e Teerã, em violação a restrições impostas por Washington. Já em junho do mesmo ano, a aeronave foi apreendida no aeroporto de Ezeiza, na Argentina, após pedido das autoridades dos EUA.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, participam de reunião em Caracas, em 20 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Rússia e Venezuela buscarão justiça em relação a bens confiscados pelo Ocidente

Disfarçado de voo militar

Segundo a mídia argentina, a decisão do tribunal argentino de entregar o avião foi tomada no início de janeiro e imediatamente contestada pelo advogado representante da Venezuela. Em fevereiro, a mídia venezuelana relatou que a aeronave foi levada para a Flórida, nos EUA, disfarçada como voo militar, o que permitiu evitar a falta de permissão de voo da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês) em diferentes espaços aéreos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала