- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Proposta americana de enviar ativos russos à Ucrânia é uma 'falácia', diz ministro da Rússia

© AP Photo / Emilio MorenattiAntony Blinken (de semiperfil e camisa branca), secretário de Estado dos EUA, em Kiev, na Ucrânia
Antony Blinken (de semiperfil e camisa branca), secretário de Estado dos EUA, em Kiev, na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Nos siga no
A fala se deu nesta terça-feira (27), durante o segundo dia de reuniões entre representantes em nível vice-ministerial de titulares de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, em São Paulo.
Segundo informações veiculadas pela Agência Brasil, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, classificou como "falácia" e "desastre" a proposta americana de enviar ativos russos que estão bloqueados por sanções para a Ucrânia.

"Esta não é a primeira vez que ouvimos essa proposta. Nós acreditamos que essa proposta é uma falácia profunda e também destrutiva, porque ela mina as próprias fundações e pilares do sistema financeiro do mundo, porque ela rende o valor e as reservas de dinheiro a países vulneráveis e suscetíveis a decisões políticas", respondeu o ministro russo, quando perguntado sobre as intenções norte-americanas.

Casa Branca, em 21 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Panorama internacional
EUA voltam atrás e discordam de envio de tropas à Ucrânia, diz mídia
Para o ministro russo, "a proposta [dos Estados Unidos] causaria graves danos aos próprios alicerces do sistema financeiro mundial".
Caso a ideia norte-americana prossiga, segundo o titular, Moscou já sabe como retaliar.

"Quanto à nossa resposta, temos algo com que responder, porque temos [ativos] congelados do nosso lado", afirmou.

No entanto ele destacou que esse caminho não seria o ideal.
Bohn Gass durante leitura do relatório final do Plano Plurianual 2024–2027 (PLN 28/2023) na comissão mista de Orçamento. Brasília (DF), 5 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Notícias do Brasil
Vice-líder do governo na Câmara à Sputnik: não há país com tanta emenda parlamentar como o Brasil

"Essas decisões não nos levariam ao caminho certo porque, em vez de agravar a situação, precisamos diminuir a escalada, reduzir as tensões. Mas se as contrapartes decidirem prosseguir por esse caminho, responderemos simetricamente", sublinhou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала