- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

BRICS está formando estratégia para enfrentar riscos macroeconômicos no Ocidente, diz Rússia

© Marcelo Camargo/Agência BrasilBanco do BRICS tem como principais membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Banco do BRICS tem como principais membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
As grandes dívidas e déficits orçamentários dos países ocidentais poderão necessitar uma resposta atempada, sugeriu o ministro das Finanças russo.
Os países do BRICS estão elaborando uma estratégia de ação em meio aos riscos para a economia global, que surgiram como resultado das grandes dívidas e déficits orçamentários dos países ocidentais, disse o ministro das Finanças da Rússia em uma entrevista à Sputnik.
Anton Siluanov lembrou sua experiência de participação nas reuniões do G8 financeiro.
"O G8 já foi há muito tempo. Nas reuniões dos ministros das Finanças em tais formatos, os ocidentais não discutiam todas as questões com o lado russo. Havia uma agenda separada com a Rússia e uma agenda sem a Rússia. Não havia confiança total", admitiu Siluanov, e referiu que nas reuniões do BRICS não existe tal coisa.
"Pelo contrário, tentamos coordenar nossas posições, participando do G20. Discutimos a economia global, os riscos associados às grandes dívidas dos países ocidentais, os déficits orçamentários, e desenvolvemos nossa própria estratégia de ação nessas condições", observou o ministro russo.
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova durante participação no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), no dia 15 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Panorama internacional
'O BRICS é uma nova maneira de pensar', diz Zakharova em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil
Ele disse ter contato pessoal com seus colegas do BRICS.
"Foram estabelecidas boas relações com os colegas chineses, com o novo ministro das Finanças, o sr. Lan Foan manteve um diálogo interministerial. Também foram construídas relações comerciais com o Ministério das Finanças da Índia."
Em 1º de janeiro de 2024, a Rússia tornou-se a presidente do BRICS para este ano. Durante a cúpula de 2023, foram convidados a Arábia Saudita, a Argentina, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã, com Buenos Aires decidindo contra a iniciativa após o início do novo governo de Javier Milei em dezembro desse ano.
Com a adesão dos novos membros, o BRICS passará a incluir dez países, com uma população total de 3,6 bilhões de habitantes, quase metade do total mundial. Esses países são responsáveis por mais de 40% da produção mundial de petróleo e por cerca de um quarto das exportações mundiais de mercadorias.
A reunião dos ministros das finanças do BRICS e dos chefes do Banco Central do BRICS no âmbito do G20 financeiro será realizada nesta semana em São Paulo, onde será oficialmente entregue a presidência da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала