- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro da Malásia critica sentimento antichinês dos EUA e dos países ocidentais

© AP Photo / Eugene HoshikoAnwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia, durante reunião de amizade e cooperação ASEAN-Japão na Keidanren (federação empresarial do Japão), em Tóquio. Japão, 18 de dezembro de 2023
Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia, durante reunião de amizade e cooperação ASEAN-Japão na Keidanren (federação empresarial do Japão), em Tóquio. Japão, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
Em declarações ao Financial Times, o alto responsável do país asiático explicou que a Malásia se beneficia das boas relações tanto com os EUA como com a China.
O primeiro-ministro da Malásia disse que não compartilha da sinofobia dos EUA e de outros países ocidentais, acrescentando que a Malásia está interessada em ver a China como uma aliada e em ter um relacionamento estável com os EUA.

"Por que eu deveria me apegar a apenas um interesse? Não compartilho desse forte preconceito contra a China, dessa sinofobia", defendeu Anwar Ibrahim em uma entrevista divulgada no domingo (25) pelo jornal britânico Financial Times (FT).

Assim, disse ele, a Malásia procura manter "um relacionamento bom e estável com os EUA, [ao mesmo tempo em que] vê a China como um importante aliado".
Caça decola do porta-aviões USS Ronald Reagan durante exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Mídia: exercícios 'sem fim' dos EUA empurram Ásia-Pacífico para uma situação mais perigosa
De acordo com o FT, quaisquer alegações de que ele estivesse se inclinando para Pequim, como disse que Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, havia sugerido, na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) de setembro de 2023, em Jacarta, Indonésia, "não são corretas e são extremamente injustas".
O primeiro-ministro afirmou que disse a Harris que a Malásia é um país pequeno "tentando sobreviver em um mundo complexo" e sublinhou que queria se concentrar no que é melhor para o país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала