- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Indonésia chama o mundo a terminar a 'dicotomia' global

© AFP 2023 / Adek BerryJoko Widodo, presidente indonésio, dá discurso durante cerimônia de encerramento da 43ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) em Jacarta, Indonésia, 7 de setembro de 2023
Joko Widodo, presidente indonésio, dá discurso durante cerimônia de encerramento da 43ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês) em Jacarta, Indonésia, 7 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2023
Nos siga no
Joko Widodo sugeriu que o mundo trabalhasse de forma a se tornar "uma grande família", que "se preocupa uns com os outros e tem um objetivo comum, ou seja, criar uma vida pacífica e próspera".
O mundo deve parar de dividir os países em "desenvolvidos e em desenvolvimento", afirmou Joko Widodo, presidente da Indonésia, na cúpula do G20 em Nova Deli, e pediu uma "cooperação mais igualitária e inclusiva".
"Precisamos acabar com a dicotomia que divide o mundo em norte e sul, países desenvolvidos e em desenvolvimento, Oriente e Ocidente", disse Widodo em uma declaração entregue no domingo (10) pelo Gabinete de Imprensa, Mídia e Informação da Secretaria Presidencial.
Segundo o presidente da Indonésia, que é membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), o país quer que o mundo se torne "uma grande família", construída sobre o objetivo comum de criar uma vida pacífica para todos, disse o presidente. O tema da presidência do G20 da Índia é "Uma Terra, Uma Família, Um Futuro".
O presidente dos EUA, Joe Biden, à esquerda, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, ao centro, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de mãos dadas enquanto participam do lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis na cúpula do G20 em Nova Delhi, Índia, sábado, 9 de setembro. , 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Panorama internacional
Brasil lança Aliança Global para Biocombustíveis ao lado de EUA, Índia e mais 16 países
Para Widodo, é necessária "uma família que se constrói mutuamente, se preocupa uns com os outros e tem um objetivo comum, ou seja, criar uma vida pacífica e próspera". Para que esse objetivo seja alcançado, é necessária a estabilidade global, o fim das guerras, a adesão ao direito internacional e o trabalho para "criar inclusão", acrescentou o mandatário.
"Como presidente da ASEAN, a Indonésia continua incentivando a ASEAN a se tornar uma âncora para a estabilidade da região que tem o hábito de cooperar no Indo-Pacífico, porque o mundo precisa de um neutralizador que precisa de uma casa segura", declarou ele.
"A Indonésia continuará ecoando as vozes e os interesses dos países globais, além de incentivar a representação de uma região mais ampla. Por isso, dou as boas-vindas à participação da União Africana no G20", destacou, aplaudindo o passo, e referindo que "a Indonésia continuará ampliando a voz e os interesses do Sul Global, além de pressionar por uma representação regional mais ampla".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала