- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parlamento húngaro ratifica proposta de adesão da Suécia à OTAN

© AP Photo / Denes ErdosAssembleia Nacional da Hungria durante ratificação da adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 5 de fevereiro de 2024
Assembleia Nacional da Hungria durante ratificação da adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 5 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
O parlamento húngaro ratificou o pedido da Suécia para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nesta segunda-feira (26).
Durante a votação final, um total de 188 deputados votaram a favor, 6 votaram contra e 4 deputados se abstiveram de votar, segundo a transmissão da reunião realizada através do site do Parlamento.
Mais tarde, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que o seu país estava pronto para assumir a responsabilidade pela segurança euro-atlântica.

"Hoje é um dia histórico. Os parlamentos de todos os Estados-membros da OTAN votaram agora a favor da adesão da Suécia à OTAN. A Suécia está pronta para assumir a sua responsabilidade pela segurança Euro-Atlântica", disse Kristersson no X.

O presidente finlandês, Sauli Niinisto, felicitou a Suécia e disse que o seu país espera ver o seu vizinho aderir à aliança. O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, também felicitou a Suécia pela ratificação.
No início do dia, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também saudou a decisão do Parlamento húngaro de ratificar a candidatura sueca à OTAN.
A Suécia e a Finlândia apresentaram suas candidaturas simultaneamente. A Finlândia se tornou membro da aliança em 4 de abril de 2023.
Primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Madri, na Espanha, em 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Orbán deve ratificar adesão da Suécia à OTAN após jogo de pressão do Ocidente, diz mídia
A Hungria foi o último obstáculo depois de a Turquia ter ratificado a candidatura da Suécia à adesão à OTAN, em janeiro. A Suécia vai se tornar o 32º membro da aliança.
Nos últimos anos, a Rússia testemunhou uma atividade sem precedentes da OTAN perto das suas fronteiras ocidentais. Moscou expressou repetidamente preocupação com a acumulação de forças da aliança na Europa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Moscou mantém o diálogo com a OTAN aberto, mas em pé de igualdade, enquanto o Ocidente deveria abandonar a sua política de militarização do continente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала