- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministros da Economia da UE em conflito: bloco não consegue centralizar a supervisão do mercado

© Sputnik / Stringer / Acessar o banco de imagensO alto representante da União Europeia para as Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participam na cúpula de líderes europeus em Bruxelas, Bélgica
O alto representante da União Europeia para as Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participam na cúpula de líderes europeus em Bruxelas, Bélgica - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
A União Europeia (UE) tem sido atormentada por necessidades financeiras crescentes em meio a uma série de riscos geopolíticos, o que levou a uma necessidade premente de desmantelar as restrições nacionais à supervisão do mercado de capitais. Além disso, são imperativas reformas nos produtos de poupança e nos regimes de insolvência.
Os ministros da Economia da UE discordam em relação às propostas para racionalizar a regulação dos mercados de capitais nacionais, com o objetivo de harmonizar sistemas divergentes e promover o investimento privado em setores vitais como a defesa.
Devido a várias regulamentações e barreiras de mercado entre os Estados-membros, o bloco está se concentrando na supervisão, nos produtos de poupança e nas regras de insolvência para promover a mitigação de riscos e agilizar processos para empresas e investidores.
As ações do bloco são impulsionadas pelas suas perspectivas sombrias, à medida que as suas principais economias enfrentam desafios como a inflação elevada, o aumento dos custos da energia e a desindustrialização devido ao seu alinhamento com as sanções anti-Rússia lideradas pelos EUA, que inadvertidamente saíram pela culatra prejudicando especialmente o bloco de 27 membros. Consequentemente, a UE enfrenta pressões financeiras crescentes e riscos geopolíticos acrescidos.
Os ministros da Economia da UE estão considerando propostas do Eurogrupo para promover a união dos mercados de capitais nos próximos cinco anos. Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo, observou o desacordo entre os Estados-membros sobre o nível de ambição necessário para estabelecer um quadro de supervisão comum, um aspecto fundamental da agenda do bloco, que deverá ser concluído até março.

O Eurogrupo representa a assembleia dos ministros da Economia da zona euro, composta pelos Estados-membros da UE que adotaram o euro como moeda. Englobando 20 membros, realiza reuniões informais para supervisionar a direção política da moeda e gerir facetas da união monetária da UE, incluindo o Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Bandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
'Destruiu sua economia': Ocidente fez da Ucrânia o país mais pobre da Europa, diz político
"A Europa está perfeitamente consciente neste momento da necessidade de ser capaz de se manter firme e independente nos próximos anos", disse Donohoe. "Realmente senti, em várias discussões recentes, que a forma como podemos nos fortalecer é agora uma necessidade", observou o presidente do Eurogrupo.
No entanto, o ministro da Economia e Finanças francês, Bruno Le Maire, expressou insatisfação com o ritmo do progresso no estabelecimento de uma união dos mercados de capitais para o bloco. Recomendou que se avançasse com três ou quatro países apoiadores para prosseguir uma maior ambição na supervisão conjunta, em vez de negociar um acordo entre todos os 27 Estados-membros, reintroduzir a titularização do mercado e lançar um produto de poupança em toda a UE.
Segundo fontes familiarizadas com o assunto, os Países Baixos e a Espanha apoiaram a iniciativa da França. No entanto, estão inclinados para um acordo pan-europeu, mas preparados para explorar outras possibilidades.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала