- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Destruiu sua economia': Ocidente fez da Ucrânia o país mais pobre da Europa, diz político

© AP Photo / Pascal BastienBandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022
Bandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
Sob a orientação do Ocidente, a Ucrânia tornou-se o país mais pobre da Europa, o tratado de associação com a União Europeia (UE) destruiu a sua economia, declarou em entrevista à Sputnik o político oposicionista ucraniano Viktor Medvedchuk, presidente do conselho do movimento Outra Ucrânia.
"A Ucrânia ao longo destes anos, desde 2018, com o seguimento da chamada linha pró-ocidental e sob a 'atenciosa orientação externa', linha que foi criada em 2014 e só se fortaleceu ao longo destes anos, inclusive hoje, se transformou em um país que é o mais pobre da Europa", disse ele.
De acordo com Medvedchuk, desde 2018, a Ucrânia "falhou em indicadores econômicos e sociais, em tais categorias globais como o Produto Interno Bruto per capita, o nível de bem-estar, o salário médio, a aposentadoria média, a existência de ativos dos cidadãos".
"Ela não conseguiu alcançar durante estes anos [os indicadores de 2013], apesar da assinatura de um acordo de livre comércio [com a UE], que destruiu a economia da Ucrânia, apesar de um acordo de associação assinado com a União Europeia, apesar da chamada ajuda da UE que supostamente a Ucrânia receberia", observou o político ucraniano.
Durante a entrevista Medvedchuk declarou também que a união econômica da Ucrânia com a União Europeia é impossível, é uma abstração sem sentido.
Tendas de apoiadores da integração europeia na Praça da Independência (Maidan), em Kiev, onde eclodiram confrontos entre a oposição e a polícia, em 18 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Euromaidan só trouxe degradação e destruição à Ucrânia, diz ex-premiê ucraniano

"Mas não pode haver uma união econômica [da Ucrânia com a UE]. De acordo com os dados que indiquei – produtividade, preços, produção industrial e exportação, isso é impossível de fazer", observou ele.

Segundo Medvedchuk, "mentes sóbrias na Europa dizem que para isso [admissão da Ucrânia à UE] é necessário de três a cinco anos, e em geral, é preciso que a guerra acabe". "Ou seja, estes indicadores não são reais, porque hoje já não há Ucrânia. De que Ucrânia podemos estar falando daqui a cinco anos? Acredito que isso é apenas uma completa abstração sem sentido", concluiu ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала