Indústria militar polonesa cresce em meio ao conflito na Ucrânia, revela mídia

CC BY-SA 4.0 / Wikipedia / Nitro-Chem / Uma bomba aérea de uso geral Mark-82 produzida na fábrica de produtos químicos polonesa Nitro-Chem
Uma bomba aérea de uso geral Mark-82 produzida na fábrica de produtos químicos polonesa Nitro-Chem - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Nos siga no
Os investimentos e a aceleração tecnológica no setor se traduzem na modernização e no aumento da produção de armas, veículos e equipamentos.
O complexo militar-industrial da Polônia está registrando um aumento da sua capacidade e um boom de investimentos, em meio ao conflito na Ucrânia e da crescente procura de armas, noticiou nesta segunda-feira (15) o meio de comunicação polonês Rzeczpospolita.
Assim, a fábrica Lucznik, na cidade polonesa de Radom, que produz armas de fogo, planeja produzir 100 mil fuzis anualmente em dois anos, graças a investimentos e à aceleração tecnológica. Embora a fábrica tenha sido inaugurada há apenas dez anos, a construção de oficinas adicionais já recebeu luz verde, afirma a mídia.
Enquanto isso, o fabricante de artilharia pesada Huta Stalowa Wola, que produz obuseiros autopropulsados de longo alcance Krab e morteiros automáticos Rak, e que em breve também será fornecedor de infantaria e outros veículos blindados de combate, pretende dobrar a produção em dois anos, disse o diretor da empresa, Jan Szwedo, citado pelo Rzeczpospolita.
Para tal, "uma enorme oficina que pertencia a Huta e assumiu o quadro de pessoal foi adquirida a um investidor chinês", esclareceu Szwedo, acrescentando que "também foram preparadas novas áreas", enquanto "os investimentos estão estimados em centenas de milhões de zlotys".
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, deixa a sala plenária durante sessão do Parlamento, em Varsóvia, Polônia, em 11 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Panorama internacional
Premiê polonês recebe voto de desconfiança do Parlamento e será substituído

24 horas por dia

Da mesma forma, estão sendo feitos investimentos nos estaleiros Remontowa Shipbuilding e PGZ, reconstruídos após vários anos de estagnação e que a partir deste mês serão palco da construção de três fragatas multimissão autorizadas de nova geração da série Miecznik.
No mesmo contexto, a empresa Autosan começou a produzir o Waran, um veículo blindado multifuncional altamente móvel destinado a servir como veículo de comando, reconhecimento aproximado de artilharia e plataforma universal de transporte no campo de batalha.
Entretanto, a empresa química Nitro-Chem da cidade de Bydgoszcz, o maior produtor de TNT na Europa, lançou uma instalação totalmente automatizada para armazenamento de material explosivo em munições de artilharia. "Hoje fabricamos TNT em três turnos, 24 horas por dia", revelou o presidente da empresa, Dominik Sawicki.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала