- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ato na Paulista: discurso de Bolsonaro será incluído pela PF em investigação sobre golpe de Estado

© Foto / Divulgação / Silas MalafaiaEx-presidente Jair Bolsonaro acena para os presentes em ato de apoio na avenida Paulista. São Paulo, 25 de fevereiro de 2024
Ex-presidente Jair Bolsonaro acena para os presentes em ato de apoio na avenida Paulista. São Paulo, 25 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
Após reunir milhares de apoiadores no último domingo (25) em um ato na avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um discurso sobre as acusações de ter planejado um golpe de Estado junto com outros membros do antigo governo e até das Forças Armadas.
As declarações de Bolsonaro serão incluídas nas investigações sobre o caso pela Polícia Federal (PF), revelou nesta segunda-feira (26) o jornal O Globo. Durante o protesto, o ex-presidente comentou sobre a chamada "minuta do golpe", documento que foi localizado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
Segundo Bolsonaro, o papel não representava nenhum plano antidemocrático. "O que é golpe? É tanque na rua, é arma, é conspiração. Nada disso foi feito no Brasil […]. Porque continuam me acusando de golpe? Porque agora tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenham santa paciência. Estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da Defesa", afirmou aos apoiadores.
O ex-presidente Jair Bolsonaro se dirige a apoiadores durante um comício em São Paulo., Brasil, domingo, 25 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2024
Notícias do Brasil
Aliados marcam presença em ato de Bolsonaro para reivindicar seu legado, dizem analistas
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) estimou cerca de 600 mil pessoas presentes na avenida Paulista, enquanto o grupo de estudo da Universidade de São Paulo (USP) deu números bem mais modestos: 185 mil.
O ex-presidente, que não citou nomes, disse que é vítima de "perseguição" e ainda pediu anistia a todos os envolvidos nos atentados contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
"Pedimos um projeto de anistia para que seja feita justiça no Brasil. Quem porventura depredou, que pague, mas essas penas fogem ao mínimo da razoabilidade", afirmou.

Ex-presidente não respondeu questionamentos

Em depoimento à PF na última semana, Bolsonaro permaneceu em silêncio e não se pronunciou sobre nenhuma acusação.
A inquirição é fruto de uma investigação que os aponta como suspeitos de tramar um golpe de Estado nos últimos meses do governo anterior, em 2022, tentando impedir, inclusive, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tomar posse em 2023.
Por estratégia da PF, todos os investigados devem depor ao mesmo tempo. Com isso, a polícia pretende evitar a combinação de versões. Ao todo, 22 pessoas serão ouvidas simultaneamente.
Os depoimentos fazem parte da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF há duas semanas.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro gesticula após participar de uma comemoração pelos soldados brasileiros abatidos durante a Segunda Guerra Mundial, em Pistoia, Itália - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Notícias do Brasil
Ato na Paulista será 'termômetro' para medir popularidade de Bolsonaro, avaliam especialistas
No último dia 15, a PF informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro enviou dinheiro aos Estados Unidos para bancar despesas enquanto aguardava o golpe de Estado com base na apuração da venda ilegal de joias e presentes para a Presidência da República pelo ex-ajudante de ordens Mauro Cid, a mando de Bolsonaro.
De acordo com as apurações, a quebra de sigilo bancário do ex-mandatário mostrou uma operação de câmbio no valor de R$ 800 mil.
No último dia 8, a PF já havia prendido e executado mandados de busca contra aliados militares e civis do ex-presidente. No mesmo dia, Bolsonaro foi ordenado a entregar seu passaporte para não fugir do país.
A operação Tempus Veritatis apura uma suposta organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Jair Bolsonaro no poder.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала