- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em delação, Cid diz que Michelle e Eduardo incitaram Bolsonaro a dar golpe de Estado, relata mídia

© Foto / Lula Marques / Agência BrasilMauro Cid presta depoimento na CPI dos atos de 8 de janeiro. Brasília (DF), 11 de julho de 2023
Mauro Cid presta depoimento na CPI dos atos de 8 de janeiro. Brasília (DF), 11 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Nos siga no
Ex-ajudante de ordens diz a PF que ex-primeira-dama e Eduardo Bolsonaro faziam parte de grupo de conselheiros radicais do ex-presidente e que golpe só não foi efetivado por falta de apoio das Forças Armadas.
O tenente-coronel Mauro Cid afirmou em sua delação premiada que o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem serviu como ajudante de ordens, foi incitado por um grupo de conselheiros radicais a rejeitar o resultado das eleições de 2022 e dar um golpe de Estado para permanecer no poder.
Segundo noticiou o UOL, faziam parte do grupo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do presidente, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, depõe na CPI do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2023
Notícias do Brasil
Defesa de Bolsonaro estuda contestar acordo de delação de Cid
Segundo Cid, os conselheiros afirmavam ao ex-presidente que ele teria o apoio da população e de atiradores esportivos, conhecidos como CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores). De acordo com o ex-ajudante de ordens, o golpe de Estado somente não foi efetivado por falta de apoio de integrantes das Forças Armadas.
Na delação, Cid disse ainda que Bolsonaro resistiu a desmobilizar os acampamentos bolsonaristas por acreditar que seria encontrado algum indício de fraude nas urnas eletrônicas durante a votação. Ele acreditava que isso poderia anular a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Porém Cid afirmou que não foi encontrado nenhum indício de irregularidade nas votações.
A delação de Mauro Cid foi aceita pela Polícia Federal (PF) em 7 de setembro e homologada dois dias depois, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Junto com a homologação, Moraes determinou a liberdade provisória de Cid, que estava preso desde maio, acompanhada de medidas cautelares. O ministro também determinou o afastamento de Cid das funções no Exército.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала