- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército britânico evacua 10 mil pessoas após bomba da 2ª Guerra Mundial ser achada em casa (VÍDEOS)

© Twitter / ReproduçãoMinistério da Defesa confirma a natureza exata da bomba nazista de 500 kg que provocou a evacuação de Plymouth
Ministério da Defesa confirma a natureza exata da bomba nazista de 500 kg que provocou a evacuação de Plymouth - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2024
Nos siga no
Mais de 100 funcionários do Exército britânico e da Marinha Real estiveram envolvidos em uma operação complexa para remover uma bomba descoberta em uma propriedade residencial.
No dia 20 de fevereiro, ao escavar as fundações de um quintal de uma casa em Plymouth, um morador encontrou uma bomba de 500 kg da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa britânico, a munição, identificada como uma bomba alemã lançada do ar, foi avaliada como representando um risco significativo para a segurança pública, provocando a evacuação de 10.000 residentes em um raio de aproximadamente 300 metros.
Centenas de escritórios, lojas, escolas e casas foram fechadas ou liberadas por seus moradores em uma das maiores evacuações em tempos de paz no Reino Unido, a fim de permitir que os especialistas do Exército transportassem a bomba com segurança em uma viagem estressante até à costa.
Cerca de 30 dos mais experientes especialistas em eliminação de bombas das Forças Armadas trabalharam 24 horas por dia desde terça-feira (20) para avaliar as condições da bomba, relata o ministério.
A pasta sublinha que se o detonador ou a carga explosiva tivessem sido significativamente degradados, poderia não ter sido possível mover a bomba e teria havido um risco significativo de uma explosão descontrolada.
Após avaliação, foi decidido que a movimentação da bomba representaria um risco menor para a área residencial – e ela foi transportada em comboio para uma rampa de lançamento perto da base HMNB Devonport, antes de ser rebocada por um navio da Marinha e submersa a uma profundidade segura no mar.
De acordo com a Defesa britânica, as ações realizadas no âmbito da operação motivaram a primeira utilização do sistema de Alerta de Emergência do Governo.
Os moradores de Plymouth receberam uma atualização em seus telefones avisando-os sobre o transporte da bomba até a rampa da balsa de Torpoint, junto com um prazo estimado para o movimento. O sistema é acionado em situações que possam representar risco à vida, onde informações essenciais podem ajudar a manter a segurança do público, relata a pasta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала