- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

VÍDEO mostra 1º voo de caça de 5ª geração da Turquia em Ancara

© Foto / Rede social da Indústria Aeroespacial TurcaCaça turco de quinta geração KAAN
Caça turco de quinta geração KAAN - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Nos siga no
O KAAN, desenvolvido em conjunto pela turca Turkish Aerospace Industries e a britânica BAE Systems, ainda está em fase de protótipo, mas já mostra capacidades avançadas.
O KAAN, o caça de combate de quinta geração em desenvolvimento na Turquia, realizou seu primeiro voo na quarta-feira (21), relatou o portal Defense News.
O jato, desenvolvido pela montadora Turkish Aerospace Industries, em colaboração com a britânica BAE Systems, decolou de uma pista em Ancara para um voo que durou pouco mais de dez minutos.
Com uma envergadura de cerca de 14 metros e comprimento de 21 metros, o KAAN é equipado com dois propulsores. O protótipo é alimentado por dois motores turbofan F110-GE-129 fabricados pela norte-americana General Electric, que vão equipar os primeiros lotes de produção. A Turquia está agora trabalhando no desenvolvimento de um motor turbofan nacional para o KAAN pela empresa local TRMotor.
O caça deve incorporar a maioria das características de uma aeronave padrão de quinta geração, como capacidade furtiva, compartimentos de armas internos, fusão de sensores, interligação de dados avançados e sistemas de comunicação.
A Turquia iniciou em 2019 um programa de modernização de sua Força Aérea após a expulsão do país do programa de aquisição e suporte dos caças de quinta geração norte-americanos F-35, devido à aquisição de mísseis de defesa antiaérea russos S-400 por Ancara.
O feito coloca a Turquia em um pequeno grupo de potências que produzem suas próprias aeronaves de quinta geração.
Espera-se que ainda leve vários anos para que o KAAN esteja operacional, sendo a aquisição de motores o maior desafio enfrentado pelos desenvolvedores. Em dezembro foi relatado que a Turquia estava procurando fabricar localmente os motores F110 da norte-americana GE Aerospace para abastecer o lote inicial do KAAN.
Está previsto que o avião permaneça em serviço até a década de 2070.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала