- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministros das Relações Exteriores fazem último encontro do G20 nesta quinta-feira no Rio de Janeiro

© Foto / Agência Brasil / Marcelo CamargoEncontro de autoridades do G20, durante evento no Rio de Janeiro
Encontro de autoridades do G20, durante evento no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Nos siga no
A reunião do G20 de ministros das Relações Exteriores será concluída nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro (RJ), com discussões focadas em questões globais e prioridades estabelecidas pelo Brasil, atual presidente temporário do grupo.
O evento de dois dias, realizado em 21 e 22 de fevereiro, reuniu ministros dos países membros para abordar temas urgentes, incluindo reforma institucional multilateral, combate à pobreza, transição energética e mitigação das mudanças climáticas.
Conforme apurado pela Sputnik, chanceleres da Coreia do Sul e do Japão manterão conversações à margem da reunião ministerial no Brasil, em contato com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Durante a reunião, que ocorreu na Marina da Glória, na capital fluminense, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, enfatizou as três principais prioridades do evento: combate à fome, desenvolvimento sustentável e mudança da governança global.

"Nesta reunião, a presidência brasileira do G20 propõe que nos centremos na terceira prioridade estabelecida pelo presidente Lula, a reforma da governança global."

A autoridade, entretanto, colocou enfoque especial no último item, dadas as crescentes tensões geopolíticas que ocorrem no mundo. "Na nossa visão, o G20 pode e deve desempenhar papel fundamental para a redução das tensões internacionais, bem como no avanço da agenda sustentável", afirmou.
Ele também destacou a necessidade de reforma dentro de instituições multilaterais como as Nações Unidas (ONU).
A conclusão da reunião teve os ministros emitindo declaração formal à imprensa, mas as decisões concretas foram adiadas para a Cúpula do G20 marcada para 18 e 19 de novembro, também a ser realizada no Rio de Janeiro.
A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Israel, May Golan, durante discurso no Parlamento israelense - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Ministra da Igualdade Social de Israel afirma estar 'orgulhosa das ruínas de Gaza'
Vale ressaltar que o encontro ocorreu em meio a tensões diplomáticas entre o Brasil e Israel, além de discussões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobre questões bilaterais e globais, incluindo conflitos na Palestina e Ucrânia.
O G20, composto por grandes economias e organizações internacionais, serve como plataforma para diálogo e cooperação em questões econômicas e financeiras. O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, com seu mandato previsto para terminar em 30 de novembro de 2024.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала