- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em reunião com Lula, Lavrov reitera apoio russo ao Brasil para vaga permanente no Conselho da ONU

© Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do PlanaltoPresidente Lula e chanceler russo Sergei Lavrov em reunião no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 22 de fevereiro de 2024
Presidente Lula e chanceler russo Sergei Lavrov em reunião no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 22 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Nos siga no
Temas da agenda bilateral, os debates ocorridos no G20 e as questões globais foram destaques da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler russo Sergei Lavrov, que durou cerca de uma hora, no fim da tarde desta quinta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com nota divulgada pelo governo brasileiro, o chanceler reforçou o convite para a Cúpula do BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar um assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).
Lula agradeceu pela manifestação de apoio ao Brasil e confirmou que irá à Rússia para a Cúpula do BRICS.

O presidente reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente, diz a nota.

Lula observou, ainda, a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento. No âmbito bilateral, Lula destacou os números correntes de comércio que atingiram recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.
Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz.
Reunião entre Lula e o chanceler russo Sergei Lavrov - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Notícias do Brasil
Presidente Lula se reúne a portas fechadas com chanceler russo Sergei Lavrov (VÍDEO)
O chanceler também informou que o presidente Vladimir Putin se colocou à disposição para cooperar em questões bilaterais e assuntos internacionais com o Brasil e mandou "saudações calorosas" ao seu homólogo.
A reunião ocorreu logo depois do encontro de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro. O Brasil apresentou formalmente aos chanceleres uma proposta de reforma da governança global da Organização das Nações Unidas (ONU) e suas instituições, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Logo após a reunião, Lula fez uma publicação em sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter) sobre a conversa com o chanceler russo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала