- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não querem paz no Oriente Médio', diz Rússia após EUA vetarem resolução de cessar-fogo na ONU

© AP Photo / John MinchilloVasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos, ao vetarem outra resolução que pedia um cessar-fogo em Gaza, demonstraram que não querem a paz no Oriente Médio e estão apenas perseguindo seus próprios interesses geopolíticos, disse o representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya.

"O verdadeiro objetivo de Washington não é alcançar a paz no Oriente Médio, tampouco proteger os civis, mas avançar sua agenda geopolítica, exigindo a qualquer custo que o seu aliado mais próximo da região seja protegido", disse Nebenzya durante encontro do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (20).

Os EUA usaram, pela terceira vez, seu poder de veto para bloquear uma resolução de cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas. A resolução, proposta pela Argélia, apelava por "um cessar-fogo humanitário imediato a ser respeitado por todas as partes".
Nebenzya classificou a resolução elaborada pela Argélia como "robusta" e "equilibrada". Foram 13 votos favoráveis à proposição argelina. Apenas os EUA votaram contra.
O projeto também previa que todas as partes no conflito cumprissem "suas obrigações conforme o direito internacional", em particular em relação a todos os civis e reféns, além de exigir a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.
Conselho de Segurança da ONU em 17 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Panorama internacional
Rússia pede reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apelou às partes para que cessassem as hostilidades. O presidente russo, Vladimir Putin, já afirmou que a resolução da crise do Oriente Médio passa pelo reconhecimento de "dois Estados", aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала