- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Risco de desvio de armas dos EUA na Ucrânia continuará após conflito, diz think tank americano

© AP Photo / Vadim GhirdaUm militar ucraniano dispara uma arma antitanque NLAW durante um exercício na Operação das Forças Conjuntas, na região de Donetsk, leste da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022
Um militar ucraniano dispara uma arma antitanque NLAW durante um exercício na Operação das Forças Conjuntas, na região de Donetsk, leste da Ucrânia, em 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
Relatório do think tank Stimson Center indica risco contínuo de desvio ilegal de armas fornecidas pelos Estados Unidos à Ucrânia, mesmo após o fim do conflito no país.
O documento enfatizou que armas atualmente transferidas para a região têm vida útil longa, potencialmente prolongando o problema muito além da duração do conflito.
De acordo com a pesquisa, a história revela que cessar-fogo frequentemente precede um aumento nos fluxos ilícitos de armas. Portanto, os EUA deveriam "permanecer vigilantes e responder de forma proativa à evolução da situação a longo prazo".
Outro aspecto levantado é o grande número de munições não detonadas, deixadas para trás na Ucrânia, especialmente munições de artilharia e munições de fragmentação. Tais munições poderiam ser reaproveitadas por atores ilícitos para usos escusos.
Soldados russos em prédio que era usado pelas Forças Armadas da Ucrânia para armazenar materiais militares, Avdeevka, 18 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Operação militar especial russa
Só 10% dos europeus acreditam que Kiev tem chances de resistir à Rússia, aponta pesquisa
Apesar dos investimentos em mitigação do desvio, a supervisão estadunidense sobre as armas enviadas para a Ucrânia é considerada inadequada, ou mesmo nula.
Relatório recente do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA revelou que o Pentágono falhou em cumprir os requisitos de monitoramento de aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 4,9 bilhões) em equipamentos.
O relatório também insta os americanos a reforçarem os esforços para garantir que a Ucrânia cumpra o direito humanitário internacional e as obrigações de proteção civil. Além disso, sugere impor condições ao uso de capacidades de ataque de longo alcance.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала