- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Só 10% dos europeus acreditam que Kiev tem chances de resistir à Rússia, aponta pesquisa

© ReproduçãoSoldados russos em prédio que era usado pelas Forças Armadas da Ucrânia para armazenar materiais militares, Avdeevka, 18 de fevereiro de 2024
Soldados russos em prédio que era usado pelas Forças Armadas da Ucrânia para armazenar materiais militares, Avdeevka, 18 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
Somente 10% dos cidadãos de 12 países da Europa acreditam que a Ucrânia tem alguma chance vencer a Rússia no conflito entre os dois países que já dura dois anos, de acordo com uma pesquisa encomendada e divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR, na sigla em inglês).
Os números revelam ainda que cerca de 37% das pessoas consultadas acreditam que a União Europeia (UE) desempenhou um papel negativo no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em curso desde 24 de fevereiro de 2022. Também 37% dos entrevistados afirmaram acreditar que os dois países chegarão a um acordo.
A pesquisa entrevistou, de forma on-line, 17 mil cidadãos da Áustria, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha e Suécia, de 2 a 19 de janeiro.
Apenas 29% dos entrevistados disseram que a UE desempenhou um papel positivo no conflito na Ucrânia, enquanto 37% consideram que a União desempenhou um papel negativo, e 34% afirmaram que o papel da UE não foi nem positivo nem negativo ou que não têm opinião sobre o problema.
Hungria e Grécia (ambos com 48% das respostas), Áustria (45%) e Espanha (42%) têm o maior número de pessoas que acreditam que a UE desempenhou um papel negativo no conflito na Ucrânia, enquanto a Suécia (41%), Portugal (39%) %) e os Países Baixos (36%) têm percentual mais elevado de pessoas que consideram o papel da UE no conflito positivo.
Agricultores conduzem seus tratores em uma rodovia no aeroporto de Frankfurt. Alemanha, 3 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Panorama internacional
Em meio aos protestos de agricultores, UE dá aval para prolongar isenção de produtos ucranianos
Quando questionados se as pessoas da Ucrânia são mais uma ameaça ou uma oportunidade, 23% dos entrevistados disseram que eram uma ameaça, 28% os viam como uma oportunidade e 36% não os consideravam nada disso.
A pesquisa aponta ainda que os ucranianos são vistos como a maior ameaça pelos seus vizinhos mais próximos: Polônia (40%), Hungria (37%) e Romênia (35%), mostrou a pesquisa.
Os entrevistados também foram questionados sobre a possível reeleição do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e as consequências disso no conflito na Ucrânia. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que a Ucrânia teria menos probabilidade de vencer a Rússia no caso da sua reeleição.
O levantamento também apontou que 33% dos entrevistados disseram que a Europa deveria limitar o apoio à Kiev e encorajar um acordo de paz, enquanto 20% disseram que a UE deveria aumentar o apoio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала