- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Imensa bobagem': Lula ajudou Netanyahu com sua fala sobre Holocausto, diz Ciro Gomes

© AP Photo / Eraldo PeresCiro Gomes, ex-ministro da Fazenda, durante a oficialização de sua candidatura à Presidência da República, na convenção nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília (DF), em 20 de julho de 2022
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda, durante a oficialização de sua candidatura à Presidência da República, na convenção nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Brasília (DF), em 20 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
Especiais
Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, classificou como uma "imensa bobagem" a recente fala de Lula que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. Para Gomes, a fala de Lula "só ajudou o Netanyahu".
Desde que deu sua opinião, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vem recebendo críticas de opositores e do governo de Israel, mas também apoio de outros líderes mundiais e da política interna, como Gustavo Petro, presidente da Colômbia, José Mujica, ex-presidente do Uruguai, e o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Em entrevista à Sputnik Brasil, no entanto, Ciro Gomes destacou o caráter do conflito em curso. Qualquer nação, uma vez agredida, tem o direito de se defender, disse. "Mas a legítima defesa exige moderação, e, evidentemente, o governo Netanyahu não está tendo moderação nenhuma."

"O que o governo Netanyahu está fazendo é uma sucessão de crimes de guerra, todos eles bem capitulados."

Ainda assim, Gomes vê na fala de Lula uma "imensa bobagem, completamente descabida", que "não guarda a menor coerência com a questão histórica".
Para Ciro, o governo israelense respondeu aos ataques de 7 de outubro do Hamas com uma "desproporção absoluta" e quebrou muitos códigos da Convenção de Genebra, como as proibições do "deslocamento em massa de multidões" e da "matança indiscriminada de civis, mulheres e crianças". O povo de Israel, afirmou Gomes, está em um momento de guerra e "precisa se livrar dessa figura trágica [Benjamin Netanyahu]".

"Toda a condenação ao regime fascista e corrupto do Netanyahu é cabível. Mas o que o Lula fez foi falar uma grande bobagem, que só ajudou o Netanyahu."

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, gesticula durante a votação da PEC no plenário do Senado, em Brasília, em 7 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Notícias do Brasil
Presidente do Senado condena fala de Lula a Israel, pede retratação e correligionário rebate (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала