- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Presidente do Senado condena fala de Lula a Israel, pede retratação e correligionário rebate (VÍDEO)

© AFP 2023 / Evaristo SáO presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, gesticula durante a votação da PEC no plenário do Senado, em Brasília, em 7 de dezembro de 2022
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, gesticula durante a votação da PEC no plenário do Senado, em Brasília, em 7 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), condenou nesta terça-feira (20) as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que compararam a situação do povo palestino na guerra de Israel contra a Faixa de Gaza ao Holocausto.
Pacheco também pediu que Lula se retrate.

"Ainda que a reação perpetrada pelo governo de Israel venha a ser considerada indiscriminada e desproporcional, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo", afirmou Pacheco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Presidente colombiano expressa apoio aos comentários de Lula sobre 'genocídio' em Gaza

"Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada [...]", continuou.

Pacheco reconheceu a existência de "instâncias adequadas" para avaliar a proporcionalidade da resposta de Israel, como a Corte Internacional de Justiça (CIJ) da ONU.
No entanto, reforçou a suposta necessidade de retratação por parte de Lula:
"É fundamental que o presidente reconheça o erro de suas palavras e se retrate publicamente, a fim de contribuir para um diálogo construtivo sobre o conflito Israel-Palestina".
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chega para uma mesa redonda em uma cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas, 26 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Hungria se opõe e fica de fora do apelo da União Europeia por cessar-fogo em Gaza

Omar Aziz, do mesmo partido de Pacheco, rebate

O também senador e correligionário de Pacheco, Omar Aziz (PSD-AM) não concordou com a fala do presidente do Senado e retrucou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала