- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente colombiano expressa apoio aos comentários de Lula sobre 'genocídio' em Gaza

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe os cumprimentos do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua posse. Brasília, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
O presidente colombiano, Gustavo Petro, declarou, nesta terça-feira (20), apoio aos recentes comentários do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou a operação de Israel na Faixa de Gaza de "genocídio" e pediu o fim imediato da violência em curso no enclave palestino.
No domingo (18), Lula disse que a intervenção de Israel em Gaza "não é uma guerra, mas genocídio" e comparou o evento ao Holocausto, "quando Hitler decidiu matar os judeus". Na segunda-feira (19), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, convocou o embaixador brasileiro Frederico Meyer ao memorial Yad Vashem, dedicado às vítimas do Holocausto, e o repreendeu pelos comentários do presidente brasileiro, chamando-os de "um ataque antissemita extremamente sério". Katz também declarou Lula persona non grata.

"Expresso minha total solidariedade ao presidente brasileiro Lula. Um genocídio está ocorrendo em Gaza, milhares de crianças, mulheres e idosos estão sendo covardemente assassinados. Lula simplesmente disse a verdade, e a verdade deveria ser defendida, caso contrário a barbárie nos destruirá", escreveu Petro no X (antigo Twitter).

Toda a região deve se unir para "acabar imediatamente com a violência na Palestina", disse o líder colombiano, acrescentando que a recente decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) deverá resultar em "consequências" para Israel nas suas relações diplomáticas com todos os países do mundo.
Celso Amorim em entrevista em Brasília, 5 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Notícias do Brasil
Celso Amorim diz que fala de Lula sobre Israel 'sacudiu o mundo' e pode ajudar a solucionar conflito
O conflito em Gaza já dura mais de quatro meses, desde que o Hamas lançou ataques contra Israel, matando 1,2 mil pessoas. Israel respondeu com uma ofensiva contra a Faixa de Gaza, que já resultou na morte de mais de 28 mil pessoas.
Em 24 de novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos pelo Hamas em Gaza.
Já em janeiro de 2024, o TIJ decidiu sobre medidas provisórias no caso levado pela África do Sul contra Israel alegando genocídio na Faixa de Gaza. O tribunal ordenou que Israel tomasse medidas urgentes para prevenir atos de genocídio e garantir o fluxo de ajuda humanitária para o enclave. Ao mesmo tempo, a TIJ não ordenou um cessar-fogo imediato em Gaza.
Fumaça sobe após ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, visto do sul de Israel, em 31 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Notícias do Brasil
Guerra em Gaza e Holocausto: federações israelita e palestina comentam declarações de Lula (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала