- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA estão 'em declínio' atualmente por 'ignorância e arrogância', diz senador paquistanês

© AFP 2023 / Hoang Dinh Nam Soldados dos EUA no Afeganistão (foto de arquivo)
Soldados dos EUA no Afeganistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
As razões pelas quais os EUA fracassaram no Afeganistão e no Iraque e estão "em declínio" hoje são sua "ignorância e arrogância", disse à Sputnik o presidente do comitê de defesa do Senado do Paquistão, Mushahid Hussein Sayed.
"A política dos EUA em relação a certos países da Ásia baseia-se, por vezes, na combinação de ignorância e arrogância. Arrogância, porque eles são um país grande, porque eles pensam em si mesmos como uma superpotência, eles acham que sabem de tudo. Mas não sabem. Eles não conhecem a cultura e os valores de outros países. E a ignorância, porque eles não entendem pessoas desses lugares. É por isso que eles falharam no Afeganistão, é por isso que falharam no Iraque", disse Sayed na entrevista.
Estas são as mesmas razões pelas quais os EUA estão "em declínio" agora e têm estado assim por algum tempo, acrescentou o político paquistanês.
O senador explicou que ele viveu nos EUA, concluiu um mestrado de uma das universidades mais respeitadas dos EUA em Washington – Georgetown, e trabalhou no Congresso dos EUA como estagiário. No entanto, o país mudou muito desde então e os EUA que ele conhecia "eram diferentes".
"Os EUA que eu conhecia eram uma sociedade muito forte e inclusiva, acolhedora para estrangeiros. Eles eram multiculturais e multirreligiosos. Agora vejo muita paranoia e muita xenofobia nos EUA. Eles invocam ameaça chinesa, a ameaça russa, a ameaça islâmica [...]. Isso é um absurdo. Eles estão voltando aos anos 50. Então, para mim, os EUA modernos são uma América muito estranha, exclusiva e divisível", ressaltou o senador paquistanês.
Membros das forças de intervenção rápida do Iraque em vila na área de Hawi al-Azim, na província iraquiana de Diyala, em 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
Iraque pede saída de coalizão liderada pelos EUA e fala em ameaça à estabilidade do país
Em outubro de 2001, uma coalizão liderada pelos EUA lançou uma invasão ao Afeganistão. No entanto, o Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) assumiu o poder no Afeganistão em agosto de 2021, provocando o colapso do governo apoiado pelos EUA e acelerando a retirada das tropas de Washington. Em 31 de agosto do mesmo ano, as forças dos EUA completaram sua retirada do país, terminando a presença militar de 20 anos.
As tropas dos EUA retiraram-se do Iraque em dezembro de 2011. Apesar disso, até hoje, os EUA e as forças da coalizão seguem sendo uma presença militar notável no país, com bases militares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала