- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espionagem e contraespionagem: as acusações mútuas; China critica CIA

© iStock.com / FotografiaBasicaEspionagem entre EUA e China
Espionagem entre EUA e China - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
O Ministério da Segurança do Estado chinês publicou no domingo (18) um artigo bilíngue na plataforma WeChat, em que critica a crescente atenção dedicada à China pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês).
A carta, redigida em tom contundente, acusava a CIA de hipocrisia, salientando que os Estados Unidos investem recursos significativos na coleta de inteligência na China, enquanto critica os esforços de contraespionagem chineses.
O artigo se refere à renovada lei antiespionagem chinesa aprovada pelo Congresso Nacional do Povo em 2023, que atraiu críticas de autoridades norte-americanas. A China afirma que a legislação é necessária para proteger o país da espionagem à medida que se torna uma grande potência mundial.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, participam de reunião em Caracas, em 20 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Rússia e Venezuela buscarão justiça em relação a bens confiscados pelo Ocidente

Argumentos da China

A China argumenta que os EUA lançaram operações de inteligência contra o país, intensificando sua espionagem e, ao mesmo tempo, criticam as medidas chinesas de contraespionagem como se fossem ilegítimas.

"Você pode fazer algo pela inteligência, enquanto eu não farei nada contra a espionagem?", afirmou em um trecho da postagem.

A China descobriu e se infiltrou na rede de espionagem da CIA no país há mais de dez anos, levando a dezenas de processos. No entanto, a agência de inteligência dos EUA se vangloriou de ter reconstruído rapidamente seus esforços na China nos anos seguintes.

Aumento do foco na China

O diretor da CIA, William Burns, afirmou recentemente em um artigo publicado na mídia americana que a agência duplicou a porcentagem do seu orçamento dedicada à China.
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
'Não querem paz no Oriente Médio', diz Rússia após EUA vetarem resolução de cessar-fogo na ONU
Burns supostamente ordenou que todas as divisões da CIA contribuíssem para seus esforços anti-China, escrevendo sobre os "desafios geopolíticos assustadores" da ascensão da China no mundo, "no qual os Estados Unidos não desfrutam mais de primazia".
O decreto levou ao aumento drástico na contratação de falantes de mandarim em toda a agência.

China reage

O Ministério da Segurança do Estado chinês afirmou que a campanha anti-China da CIA representa "outro caso típico de práticas hegemônicas, dominadoras e intimidadoras dos EUA".
Ele já havia acusado a CIA de promover uma "mentalidade de Guerra Fria" contra o país. O Centro de Missão da CIA na China é a única divisão da agência criada para atacar um país específico.
A narrativa anti-China invadiu a mídia ocidental nos últimos anos, à medida que o país se estabeleceu como a maior economia do mundo em paridade de poder de compra (PPC). Recentemente, a mídia ocidental foi forçada a admitir que as acusações sobre o sistema de crédito social supostamente "orwelliano" (autoritário) da China são, em sua maioria, exageradas ou fabricadas.
Centro de logística do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), onde são armazenados tubos para o gasoduto, no porto de Mukran, ilha de Rugen, Alemanha, foto publicada em 23 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Panorama internacional
Berlim investiga divulgação de dados secretos de submarinos da OTAN na construção do Nord Stream 2
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала