DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Projeto recupera população de baleias-jubarte na costa brasileira; número é 35 vezes maior (VÍDEO)

Nos siga no
Especiais
Há cerca de 35 anos, o Projeto Baleia Jubarte começou com a missão de lutar pela suspensão da caça às baleias. Atualmente, o grupo exerce trabalhos de pesquisa, conservação e sensibilização ambiental em vários locais do Brasil.
Neste dia 19 de fevereiro, Dia Mundial da Baleia, o Brasil tem o que celebrar: "Aquela antiga população de baleias que foi reduzida a menos de mil indivíduos atualmente atinge a marca de 35 mil indivíduos", comenta o oceanógrafo Paulo Rodrigues sobre o trabalho de recuperação feito pelo grupo ao longo dos anos.
De acordo com o site da instituição, as baleias-jubarte são caçadas no Brasil desde 1602, principalmente por conta da caça comercial indiscriminada. Agora, de forma sustentável, o Projeto Baleia Jubarte reescreve a história da presença desses animais na costa brasileira.

"As crianças atualmente podem conhecer esses animais de novo. Montamos espaços como o Espaço Baleia Jubarte, onde as pessoas podem conhecer sobre as espécies, sobre a conservação, e também implementamos a observação de baleias em cada ponto que a gente atua. A observação da baleia é uma atividade sustentável, que gera renda nessas comunidades e visa só a imagem da baleia", diz o oceanógrafo.

Rodrigues diz que há motivos para comemorar: "Elas não estão só na Plataforma de Abrolhos, entre o Espírito Santo e o Sul da Bahia. Agora, elas ocorrem desde São Paulo até Sergipe", comenta sobre a expansão da presença dos animais na costa brasileira.
Fóssil de anfíbio com características russas é encontrado no Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Ciência e sociedade
Como fóssil de anfíbio russo, mais antigo que os dinossauros, foi encontrado no Brasil? (VÍDEO)

"Nós celebramos a presença desses animais no mundo todo, esses esforços que vários ambientalistas, de várias instituições a nível mundial, conseguiram de conservação, de recuperação dessas espécies. Então podemos brindar a presença de um animal incrível como esse", completa Rodrigues.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала