- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Câmara dos EUA aprova impeachment de secretário por falta de segurança na fronteira

© AFP 2023 / Herika MartinezMigrantes em busca de asilo esperam para serem processados pela Patrulha de Fronteira dos EUA após terem cruzado o Rio Grande vindo de Ciudad Juarez, estado de Chihuahua, México, 28 de dezembro de 2023
Migrantes em busca de asilo esperam para serem processados pela Patrulha de Fronteira dos EUA após terem cruzado o Rio Grande vindo de Ciudad Juarez, estado de Chihuahua, México, 28 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Nos siga no
Em votação apertada, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (13) a resolução para processar o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, por sua suposta incapacidade de proteger as fronteiras do país da imigração irregular.
A resolução, que o acusa de se recusar deliberada e sistematicamente a cumprir e fazer cumprir as leis de imigração, foi aprovada por 214 votos a favor e 213 contra.
Esta é a segunda vez na história americana que um secretário do Gabinete enfrenta tais acusações, após William Belknap em 1876.
O líder da iniciativa de impeachment, o presidente da Câmara Mike Johnson, afirmou que Mayorkas merecia ser cassado pela Câmara por sua alegada falha em cumprir suas responsabilidades.
O Capitólio dos EUA é visto através de uma janela do mais antigo prédio do Senado norte-americano, o Russell Senate Office Building, em Washington D.C., em 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Panorama internacional
Senado dos EUA apresenta acordo bipartidário sobre segurança fronteiriça e ajuda a Israel e Ucrânia
Johnson destacou que, após uma declaração de guerra, o impeachment é um dos poderes mais importantes concedidos à Câmara, e que esta medida deve ser tomada quando um secretário se recusa a fazer o trabalho para o qual foi confirmado pelo Senado.
No entanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, classificou o impeachment de Mayorkas como "infundado" e "inconstitucional", acusando os republicanos da Câmara de "flagrante ato de partidarismo inconstitucional".
Ele enfatizou que Mayorkas e sua administração trabalham para reforçar a segurança fronteiriça e criticou os republicanos por rejeitarem planos bipartidários.
A resolução agora segue para o Senado, onde os democratas, atualmente com maioria, tomarão a decisão quanto ao impeachment.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала