- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Armênia acusa Azerbaijão de perturbar o processo de paz após morte de 4 soldados

© Sputnik / Aram Nersesyan / Acessar o banco de imagensPremiê armênio, Nikol Pashinyan fala durante manifestação a seu favor em Erevan, Armênia
Premiê armênio, Nikol Pashinyan fala durante manifestação a seu favor em Erevan, Armênia - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, afirmou que o Azerbaijão está querendo sabotar o processo de paz entre os dois países com o recente bombardeio de postos militares armênios na fronteira.
De acordo com o Ministério da Defesa da Armênia, quatro soldados armênios foram mortos como resultado do bombardeio.
Na terça-feira, o Ministério da Defesa do Azerbaijão informou que os guardas de fronteira do Azerbaijão realizaram uma "operação de retaliação", destruindo um posto de combate das Forças Armadas armênias.
No dia anterior, o Ministério da Defesa do Azerbaijão acusou as tropas armênias de disparar contra o território do Azerbaijão, ferindo um soldado. O lado armênio disse que estava investigando a matéria.
"O Azerbaijão iniciou uma nova provocação, que resultou na morte de quatro militares armênios", disse Nikol Pashinyan. "Infelizmente, esta não é uma ação isolada. Vemos constantemente uma série de provocações do Azerbaijão."
"Em nossa avaliação, esta é a política de Baku que visa perturbar o processo de paz por todos os meios possíveis", disse o primeiro-ministro armênio.
"Mas apesar de todos esses fatos, nosso governo está empenhado no processo de paz, porque estamos convencidos de que não há outra alternativa senão a paz (...) Mas, infelizmente, é impossível fazê-lo sem a vontade política da outra parte", disse o serviço de imprensa do Gabinete de Ministros, citando Pashinyan.
O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, à direita, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, sentam-se durante uma visita de chefes de estado da CEI em São Petersburgo, Rússia, 26 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2024
Panorama internacional
Armênia propõe ao Azerbaijão a assinatura de um pacto de não agressão
Pashinyan também afirmou que reforçou às ordens aos Ministério da Defesa da Armênia para que os soldados da fronteira não sucumbissem a provações.
Durante os últimos meses, na fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão, não foram registradas violações do regime de cessar-fogo.
A Armênia e o Azerbaijão travaram duas guerras por Nagorno-Karabakh desde que aquele território, com uma população maioritariamente armênia, decidiu separar-se em 1988 da então República Socialista Soviética do Azerbaijão.
Em 7 de dezembro, Baku e Yerevan afirmaram numa declaração conjunta que existe uma oportunidade histórica para alcançar a tão esperada paz na região do Sul do Cáucaso, confirmaram a intenção de normalizar as relações e alcançar um tratado de paz com base no respeito pelos princípios de soberania e integridade territorial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала