- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

VÍDEO da reunião entre Bolsonaro e ministros mostra intenção de impedir as eleições no Brasil

© Foto / Valter Campanato / Agência BrasilJair Bolsonaro fala com jornalistas na sede da Polícia Federal. Brasília (DF), 18 de outubro de 2023
Jair Bolsonaro fala com jornalistas na sede da Polícia Federal. Brasília (DF), 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Nos siga no
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou pública a íntegra do vídeo da reunião entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e alguns de seus ministros.
O vídeo, gravado no dia 5 de julho, três meses antes da eleição, faz parte dos materiais investigados pela Polícia Federal sobre os atos nos três Poderes no dia 8 de janeiro de 2022.
O encontro foi marcado por diversos ataques ao STF, "medo do comunismo" e falas do ex-presidente tentando impedir que as eleições acontecessem.
Em uma de suas falas, Bolsonaro sugeriu uma nota conjunta entre vários órgãos públicos, entre eles as Forças Armadas e a Controladoria-Geral da União (CGU).

"Uma nota conjunta de todos vocês. Topam? Que até o presente momento, dadas as condições de se definir as lisuras das eleições, é simplesmente impossível de ser atingida", disse.

A temeridade da probabilidade de perder as eleições, adiantada pelas pesquisas, foi colocada pelo ex-presidente, que disse ser necessário que "alguma coisa fosse feita".
"Nós sabemos que se agirmos depois das eleições, o Brasil vai estar um caos, vai virar uma guerrilha, uma fogueira".
Polícia Federal - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Notícias do Brasil
PF encontra documento que defendia decretação de estado de sítio na sede do PL
Bolsonaro inclusive chegou a sugerir uma "virada de mesa" durante a reunião com pessoas do alto escalão do então governo.

"Ninguém quer virar a mesa, ninguém quer dar o golpe, ninguém quer botar a tropa na rua, fechar isso, fechar aquilo, mas estão vendo o que está acontecendo. Vamos esperar o quê?", questionou.

O ex-presidente também tratou sua eleição ao Executivo nacional como sorte, descrita como "cagada", reafirmando que a chance de um deputado de baixo clero, preterido pela Câmara, chegar ao posto é praticamente impossível.

"Essa cadeira aqui é uma cagada estar comigo. É uma cagada. Eu vou explicar a cagada. Não vai ter uma cagada dessa no Brasil. […] Como é que eu ganho uma eleição? […] Um deputado do baixo clero", disse, seguido de uma série de adjetivos baixos para descrever o que supunha ser uma insignificância no Legislativo.

Segundo a jornalista Andréia Sadi, assessores do ex-presidente foram consultados sobre o motivo da gravação da reunião e disseram desconhecer quem gravou. Ministros do STF, por sua vez, acreditam que a gravação fazia parte dos planos dos bolsonaristas para terem uma "documentação para a história".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала