- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU: assassinatos secretos em hospital na Cisjordânia podem configurar crimes de guerra

© AFP 2023 / Zain JaafarPalestinos carregam corpo de homem morto durante confrontos com as forças israelenses no campo de Qalandia, durante cortejo fúnebre fora do hospital do governo de Ramallah, Cisjordânia, 4 de dezembro de 2023
Palestinos carregam corpo de homem morto durante confrontos com as forças israelenses no campo de Qalandia, durante cortejo fúnebre fora do hospital do governo de Ramallah, Cisjordânia, 4 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024
Nos siga no
No final de janeiro, chocaram as imagens de equipes especiais israelenses disfarçadas de civis palestinos, armadas, entrando em um hospital na Cisjordânia para assassinar três pessoas supostamente ligadas ao Hamas.
Agora, especialistas das Nações Unidas afirmam que esse ato pode constituir um "crime de guerra".
Especialistas do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas alertaram em 9 de fevereiro que as aparentes execuções extrajudiciais de três palestinos por Israel no hospital Ibn Sina, na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, podem representar graves violações do direito internacional, dos direitos humanos e do direito humanitário internacional.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Panorama internacional
ONU negligencia os documentos enviados pela Rússia sobre os crimes de Kiev
Segundo relatos citados por especialistas, em 29 de janeiro, cerca de dez membros armados da Agência de Segurança de Israel (Shin Bet) e da Polícia de Israel entraram no hospital disfarçados de médicos, enfermeiras e mulheres civis. Eles foram registrados por câmeras de segurança enquanto levavam para o hospital uma cadeira de rodas e uma boneca em um carrinho de bebê.
Após entrar em uma sala de reabilitação, as forças israelenses mataram a tiros Basel Ayman Al-Ghazawi, um paciente que recebia tratamento para ferimentos graves causados por um ataque aéreo israelense há três meses, seu irmão, Muhammad Ayman Al-Ghazawi, e outro visitante, Muhammed Walid Jalamna.
Israel alegou que os três jovens estavam envolvidos em atividades "terroristas" de grupos armados palestinos; no entanto, os especialistas da ONU consideraram que as forças israelenses são obrigadas a respeitar o direito internacional em todos os momentos.

"Em qualquer caso, Israel é sempre obrigado a respeitar o direito internacional dos direitos humanos e o direito humanitário internacional", afirmaram os especialistas em um comunicado.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em setembro de 2023, em Nova York - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
Brasil e Índia devem ser membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, defende Rússia
Os peritos insistiram que o assassinato dos jovens não se justificava, especialmente enquanto um deles estava em tratamento no hospital, e consideraram que poderiam tê-los prendido em vez de tirar suas vidas.

"No território ocupado sob controle israelense, fora das hostilidades ativas, no máximo as forças israelenses poderiam ter o direito de prendê-los ou detê-los. Elas só poderiam usar a força se fosse estritamente necessário para evitar uma ameaça iminente à vida ou ferimentos graves. Em vez disso, Israel optou por assassiná-los, em flagrante violação do seu direito à vida", afirmaram.

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Notícias do Brasil
Analistas: sem 'visão pirotécnica', Brasil 'tentou o máximo e merece nota justa e digna' no CSNU
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала