- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte abole leis de cooperação econômica com Coreia do Sul em meio às tensões na região

© AFP 2023 / Kim Won JinPessoas caminham em Pyongyang, Coreia do Norte, 23 de janeiro de 2024
Pessoas caminham em Pyongyang, Coreia do Norte, 23 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
Menos de um mês depois que as agências de cooperação entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte foram abolidas por Pyongyang, chegou a vez de as respectivas leis serem revogadas.
A Coreia do Norte aboliu as leis sobre a cooperação econômica intercoreana, informou na quinta-feira (8) a agência norte-coreana KCNA.
A decisão, tomada em uma reunião plenária do Comitê Permanente da Assembleia Popular Suprema de quarta-feira (7), aboliu a lei sobre cooperação econômica intercoreana, a lei sobre a zona especial para excursões internacionais ao Monte Kumgang e os regulamentos para sua aplicação, bem como os acordos sobre cooperação econômica intercoreana, escreve a mídia.
A iniciativa ocorre menos de um mês depois que Pyongyang decidiu desmantelar as agências que lidam com assuntos intercoreanos, como o Comitê Nacional para a Reunificação Pacífica da Pátria, uma agência encarregada da cooperação econômica nacional, e uma agência que lida com o projeto turístico do Monte Kumgang.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Panorama internacional
Análise: de olho na atual tensão global, Coreia do Norte busca reavivar aliança com Rússia e China
A lei sobre cooperação econômica intercoreana, adotada em 2005, é considerada uma estrutura embrionária dessa cooperação, enquanto a lei sobre a zona especial no Monte Kumgang, adotada em 2011, regula os investimentos na área pela Coreia do Sul e outras entidades estrangeiras.
Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte, definiu no final do último ano os laços intercoreanos como relações entre "dois Estados hostis um ao outro" e prometeu "suprimir" toda a Coreia do Sul no caso de uma emergência.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul comentou que Seul não tem um plano de resposta atualmente, e que os acordos de cooperação econômica intercoreana não se tornam inválidos com "a decisão unilateral" da Coreia do Norte, escreve na quinta-feira (8) a agência sul-coreana Yonhap.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала