DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos encontram 25 mil artefatos em cidade histórica da Arábia Saudita (FOTOS)

© Foto / Screenshot / YouTube Arqueólogos desenterram 25.000 objetos remanescentes da cidade de Jidá
Arqueólogos desenterram 25.000 objetos remanescentes da cidade de Jidá - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
As recentes descobertas destacam as vastas conexões comerciais de Jidá lembrando o rico e grandioso passado da segunda maior cidade da Arábia Saudita.
De acordo com a Newsweek, arqueólogos desenterraram cerca de 25 mil artefatos na segunda maior cidade da Arábia Saudita. Essas descobertas incluem mais de 11.400 peças de cerâmica, cerca de 11.400 ossos de animais, mais de 1.700 conchas, quase 700 materiais de construção, bem como 200 artefatos de vidro e aproximadamente 70 artefatos de metal, de acordo com o Programa do Distrito Histórico de Jidá (JHD).
Os fragmentos de cerâmica são datados entre os séculos XVI e XX, alguns dos quais foram importados da Europa, Japão e China. Estes incluem "uma variedade de vasos de cerâmica e peças de porcelana de alta qualidade", alguns dos quais foram feitos na província chinesa de Jiangxi, disseram os arqueólogos.
Os pesquisadores começaram a escavar em Jidá em janeiro de 2020 com o objetivo de desvendar o significado histórico de quatro áreas: a Mesquita Othman bin Affan, Al-Shona, um segmento do Muro do Norte e Al-Kidwah.
© Foto / Screenshot / YouTube Arqueólogos desenterram 25.000 objetos remanescentes da cidade de Jidá
Arqueólogos desenterram 25.000 objetos remanescentes da cidade de Jidá - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Arqueólogos desenterram 25.000 objetos remanescentes da cidade de Jidá
Pilares de ébano encontrados nas laterais de um nicho na parede da Mesquita de Othman bin Affan também foram analisados. Acredita-se que provavelmente remontem aos séculos VII e VIII. E a origem da madeira usada nesta parte da mesquita teria vindo da ilha do Ceilão, hoje conhecida como Sri Lanka.
Lápides feitas de materiais como pedra mangabi, mármore e granito também foram descobertas em diferentes locais de Jidá. As lápides podem datar dos séculos VIII e IX d.C. e exibir inscrições de nomes, epitáfios e versículos do Alcorão.
"A partir do século VII d.C., foi estabelecido como um importante porto para as rotas comerciais do oceano Índico, canalizando mercadorias para Meca. Foi também a porta de entrada para os peregrinos muçulmanos que chegavam a Meca por mar", afirmou a UNESCO.
"Esses papéis gêmeos fizeram com que a cidade se desenvolvesse em um próspero centro multicultural, caracterizado por uma tradição arquitetônica distinta, incluindo casas-torre construídas no final do século XIX pelas elites mercantis da cidade, e combinando tradições de construção de corais costeiros do mar Vermelho com influências e artesanato ao longo das rotas comerciais", acrescentou a agência.
O porto marítimo é protegido pela UNESCO e inclui mercados, mesquitas e cerca de 650 edifícios tradicionais reunidos em uma área estreita que constituem uma exibição impressionante.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала