- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo: Moscou 'não deixará sem resposta' reforço e exercícios da OTAN perto de suas fronteiras

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante seu briefing semanal em Moscou
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante seu briefing semanal em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Nos siga no
Os exercícios Nordic Response 2024 (Resposta Nórdica 2024, em tradução livre), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), serão conduzidos no norte da Noruega, da Finlândia e da Suécia de 4 a 15 de março, com a participação de cerca de 20 mil soldados de 14 países.
Os treinamentos militares da OTAN podem resultar em uma escalada de tensões, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (7).

"Essas ações militaristas das autoridades norueguesas estão repletas de uma escalada adicional de tensões na região euro-ártica. Além disso, prejudicam a segurança da própria Noruega, que na verdade renuncia voluntariamente à sua própria independência e soberania", disse Zakharova em um briefing.

A representante adicionou que a Rússia não deixará sem resposta o aumento do potencial militar da OTAN em suas fronteiras e "tomará medidas defensivas adequadas para impedir ameaças à sua segurança nacional".
Lançamento do míssil norte-americano Trident II D-5 a partir do submarino USS West Virginia - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
OTAN prepara cenário de conflito nuclear com Rússia durante exercícios militares, diz especialista

Finlândia

Particularmente sobre esse país vizinho, o embaixador russo na Finlândia, Pavel Kuznetsov, disse à Sputnik que Moscou vê a decisão de Helsinque de fechar a fronteira com a Rússia como um passo em direção ao rompimento completo das relações entre os dois países.

"Vemos a decisão de Helsinque de fechar a fronteira como mais um passo em uma longa cadeia de ações das autoridades finlandesas que visam ao rompimento total das relações com a Rússia", disse Kuznetsov, acrescentando que a Finlândia "não leva em consideração os direitos e interesses dos cidadãos finlandeses e russos".

O país nórdico começou a fechar temporariamente os postos de controle na sua fronteira com a Rússia no início de novembro do ano passado, citando problemas de grande fluxo de migrantes. O governo finlandês anunciou mais tarde que a fronteira permaneceria fechada até 11 de fevereiro, no entanto amanhã (8) deve ser anunciado um prolongamento do fechamento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала