- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro Trudeau convidou ex-nazista para evento em Toronto durante visita de Zelensky

© Simon Ateba / XO ministro da Educação do Canadá pediu ao presidente a estradição de Yaroslav Hunka, veterano nazista da Segunda Guerra Mundial
O ministro da Educação do Canadá pediu ao presidente a estradição de Yaroslav Hunka, veterano nazista da Segunda Guerra Mundial - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, convidou o ex-soldado nazista Yaroslav Hunka para participar de um "evento especial" em Toronto, Ontário, em meio à visita do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ocorrida em setembro de 2023.
Segundo publicou o site Rebel News, o ex-oficial da SS estava entre os convidados para o evento pelo escritório de Trudeau.
O convite, enviado pelo escritório de protocolo do Canadá, afirmava que "o muito honorável Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, tem o prazer de convidá-lo para um evento especial".
"Por favor, confirme sua presença respondendo a este e-mail até o meio-dia de quarta-feira, 20 de setembro de 2023", diz o convite. "Assim que recebermos a confirmação de sua presença, o convite formal será emitido, incluindo informações detalhadas sobre registro e acesso."
A controvérsia surge quando foi revelado que Hunka lutou por uma unidade paramilitar nazista voluntária durante a Segunda Guerra Mundial. Ele teve reconhecimento e aplausos por seu serviços prestados ao nazismo durante a cerimônia que contou com a participação do presidente ucraniano.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante reunião com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em 21 de julho de 2023 na sede das Nações Unidas - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
Manifestantes confrontam Trudeau em restaurante por apoio canadense a Israel (VÍDEO)
Posteriormente, descobriu-se que ele atuou na 1ª Divisão Ucraniana, também conhecida como 14ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS, aliada das tropas de assalto nazistas, o front da ideologia do regime de Adolf Hitler.
A divisão se instalou na Galícia e era responsável por combater as tropas da União Soviética.
A situação se intensificou quando Anthony Rota, então presidente da Câmara, foi forçado a pedir desculpas e posteriormente renunciar ao cargo depois de reverenciar erroneamente Hunka durante a sessão.

"Posteriormente, tomei conhecimento de mais informações que me fazem lamentar minha decisão", disse Rota.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала